Marcos Vinícius Pedroso | 12/04/2023 13:27

12/04/2023 13:27

19275 visualizações

Você não precisa estar triste para estar com depressão

Muito provavelmente, quando você pensa em uma pessoa com depressão, você imagina uma pessoa muito triste. E, de fato, a tristeza é um dos sintomas bem presentes na depressão, mas nem todas as pessoas depressivas se sentem tristes e isso acaba dificultando o diagnóstico, porque as pessoas demoram para procurar ajuda. Mas como perceber então se o que você está sentindo é depressão?

Você pode perceber através de outros sintomas que também indicam depressão. Um desses sintomas é o aumento da irritabilidade. Sabe quando até a mosca que passa na tua frente tira você do sério? Qualquer situação já é motivo para você perder a paciência e explodir? As vezes você tem a impressão que nem você se suporta mais? Tudo isso pode estar relacionado a depressão.

A falta ou diminuição da percepção de prazer em coisas que antes você gostava também podem indicar depressão. A sensação que você tem é de que tudo perdeu a graça, que nada mais é prazeroso, que sua vida está resumida a uma paleta de tons cinza, nada mais parece ter cor.

A sensação de cansaço constante e falta de ânimo para fazer as coisas também podem sinalizar depressão. Você percebe que precisa fazer um esforço muito maior do que costumava para desempenhar a mesma tarefa, ou você simplesmente não tem vontade de fazer o que precisa ser feito. Por exemplo, você tem o seu trabalho, você gosta do que faz, mas de repente passa a ser muito difícil desempenhar qualquer tarefa do seu trabalho e você não tem a mínima vontade de ir trabalhar.

E como se isso já não bastasse, você ainda se sente culpado por estar se sentindo desse jeito. As pessoas ao redor não conseguem entender o que está acontecendo e você começa a se ver como um peso para seus familiares. Você não entende porque não tem vontade, se força para fazer as coisas, mas simplesmente não consegue.

Todos esses sintomas podem indicar a presença da depressão. É claro que isso não é um diagnóstico e, você precisa ter mais do que um sintoma para indicar depressão, mas conhecendo alguns sintomas, fica mais fácil de você buscar ajuda profissional. Se você tiver qualquer dúvida e quiser saber mais sobre o assunto, fique à vontade para me chamar.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Instagram: @psicoalinebedin

Deixe seu comentário