Marcos Vinícius Pedroso | 27/04/2022 14:01

27/04/2022 14:01

19646 visualizações

Seja mais produtivo fazendo isso!

Com todas as distrações que temos hoje ao nosso redor, as vezes é difícil manter o foco no que realmente precisamos fazer. E, para ajudar você nisso, quero te ensinar a técnica Pomodoro. Essa técnica vai te ajudar a melhorar a sua produtividade e, só por curiosidade, o nome dessa técnica surgiu por causa de um cronômetro em forma de tomate. Ela se divide em quatro passos:

O primeiro passo é o tempo, coloque um despertador para 25 minutos, nessa etapa, foque em apenas uma tarefa, se terminar antes, use o tempo que sobrou para revisar ou melhorar o que você fez. Essa primeira etapa é chamada de “pomodori”.

O segundo passo é fazer pausas, elas são obrigatórias. Depois da fase pomodori, pare por 5 minutos, aproveite para dar uma caminhada, tomar uma água, comemorar por ter ficado 25 minutos focado, procure descansar sua mente neste tempo, isso contribui para que ao final do seu dia você não fique tão cansado. A cada 4 pomodoris completos faça uma pausa de 15 a 30 minutos. Então, você fará 3 ciclos de 25 minutos com pausas de 5 minutos, e no quarto ciclo de 25 minutos, faça uma pausa de 15 a 30 minutos.

O terceiro passo se refere as ferramentas que vai precisar para essa técnica: 1 cronômetro e duas listas. Uma das listas é chamada de inventário, onde você coloca todas as tarefas atuais e futuras. A outra lista refere-se às tarefas do dia, essa segunda lista é feita a partir da primeira, onde você seleciona algumas das tarefas para fazer no dia, além das tarefas que forem surgindo durante o dia.

Depois, faça uma estimativa de quantos pomodoris você vai precisar para terminar cada tarefa. Se for muito extensa, divida essa tarefa em pequenas partes, isso facilitará para você definir quantos pomodoris serão necessários.

O quarto passo se refere as possíveis interrupções, como notificações no celular ou pessoas que vem conversar com você, busque formas de lidar com isso, desative notificações do celular, explique educadamente para as pessoas que você precisa terminar o que está fazendo e depois conversará com ela, dessa maneira você conseguirá se manter focado dentro dos passos da técnica.

Deixe seu comentário