A ansiedade é uma reação normal do nosso organismo que ocorre quando somos expostos à algum perigo, seja ele real ou imaginário. Isso significa que todas as pessoas do mundo sentem ansiedade em alguns momentos e que sempre sentiremos ansiedade. Porém, a ansiedade passa a ser um problema quando ela começa afetar o seu dia a dia e a sua qualidade de vida. Ela deixa de ser uma condição normal para ser patológica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, somente no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade patológica, o que coloca o país no topo do ranking mundial. Você faz parte desses 18,6 milhões de pessoas? Para te ajudar a responder essa pergunta, vou te trazer 3 sinais de que você pode estar com ansiedade.
- Pensamentos intrusivos e catastróficos: Sabe aquela enxurrada de pensamentos que invade a sua cabeça o tempo todo? E se isso não bastasse, ainda são pensamentos negativos que te fazem pensar sempre que o pior vai acontecer. Você deita para dormir e o sono vai embora porque sua mente é tomada por esses pensamentos. Esse tipo de pensamento que vem acompanhado com a preocupação pode sim ser sintoma de ansiedade.
- Dor na região do pescoço, ombros e cabeça: Você tem sentido dores nessas regiões e o medicamento ou massagem, pilates, ou outra prática, conseguem amenizar a dor, mas ela não vai embora? Isso pode estar acontecendo porque a causa dessas dores não é física e sim psicológica. Não estou dizendo que essas práticas não funcionam, elas funcionam e muito bem, porém enquanto você não tratar a ansiedade que está causando todo esse desconforto você não será capaz de se livrar 100% dessas dores.
- Alterações no apetite: Você tem percebido que, quando você está estressado com algo, comer te gera alívio? Ou então, nessas situações não desce nem água? Tanto uma situação quanto a outra pode indicar que você está sofrendo com ansiedade. É claro que alterações no seu padrão de apetite podem indicar também outras patologias. Mas uma coisa é certa, essas alterações tem uma causa e você precisa descobrir qual é para poder tratar.
Se você se identificou com alguma dessas situações acima, procure um profissional de saúde mental para poder fazer o tratamento adequado e parar de sofrer com esses sintomas.
Se você quer saber mais sobre ansiedade, te convido a fazer parte da minha lista de transmissão no whatsApp. É gratuito e participando dela você vai receber semanalmente conteúdos exclusivos, voltados principalmente para ansiedade. Para participar, basta você me chamar no whatsApp (o número está no final deste texto) e me dizer que quer participar. Espero você!
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin