Marcos Vinícius Pedroso | 15/02/2023 13:20

15/02/2023 13:20

21218 visualizações

Cinco hábitos para melhorar a sua autoestima

A autoestima pode ser definida como a maneira que você enxerga a si mesmo. Diferente do que muitos pensam, a autoestima vai muito além de se achar bonita ou bonito. Está ligada ao seu autoconceito, ao que você pensa sobre si mesmo. Algumas pessoas conseguem sentir orgulho de si mesmas, conseguem confiar na sua capacidade, se sentem bem com sua aparência física. Essas pessoas possuem a autoestima elevada. E para você que está no caminho para elevar sua autoestima, vou te deixar dicas de 5 hábitos que você pode cultivar para melhorá-la.

  1. Cultive a autocompaixão: Comece a olhar para você com mais carinho e aprenda a se cobrar menos. Acolha seus erros como acontecimentos normais da vida. Uma dica boa de como ter mais autocompaixão é você se tratar como trata seus amigos.
  2. Conviva com pessoas que te encorajem e te aceitem: É sempre mais fácil gostar de si mesmo quando as pessoas ao redor fazem o mesmo, por isso cultive amizades que te engrandeçam. Entretanto, não dependa disso para se sentir bem, se as pessoas não te apoiam, faça o possível para mostrar a elas que estão erradas.
  3. Comemore pequenas conquistas: Celebrar suas próprias conquistar vai melhorar seu ânimo, sua resiliência e vai te deixar mais positivo. Divida grandes projetos em pequenas metas e comemore cada etapa realizada.
  4. Substitua seu crítico interno por afirmações positivas: Sabe aquela voz dentro da sua cabeça que fica o tempo todo te jogando pra baixo? Substitua esse crítico interno por afirmações positivas. Par fazer isso você precisa identificar o seu crítico interno e questionar cada pensamento que ele coloca na sua cabeça, isso vai fazer com que ele perca força e você consiga pensar de forma mais positiva.
  5. Distancie-se das redes sociais: Quanto mais tempo você passar nas redes sociais, mais tempo você ficará comparando os perrengues da sua vida com o palco que os outros mostram. Lembre-se que ninguém posta o estresse do dia a dia do trabalho, posta somente as fotos do fim de semana curtindo o descanso.

Agora é só colocar em prática esses 5 hábitos, que com certeza você perceberá mudanças na sua autoestima.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário