Marcos Vinícius Pedroso | 07/12/2022 08:53

07/12/2022 08:53

17394 visualizações

A importância da comunicação

Um jovem executivo estava saindo do escritório quando vê o presidente da empresa com um documento na mão em frente a maquina de picotar papel

– Por favor, diz o presidente, isto é muito importante para mim e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina?

– Lógico, responde o rapaz!

Imediatamente tira o papel das mãos do presidente, liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.

– Excelente meu rapaz! Muito Obrigado… Eu preciso só de uma cópia. Onde sai?

Muitas vezes há falhas na comunicação e isso gera muitos problemas. Se coloque no lugar do rapaz da história, como ele irá resolver o problema que acabara de criar por não perguntar sobre o que deveria ser feito? Sua intenção com certeza foi de mostrar eficiência e supôs que o presidente queria destruir o documento, quando na verdade queria uma cópia. Toda essa confusão foi causada por falta de comunicação.

A deficiência na comunicação é causa de mal entendidos na empresa, com os amigos, em casa, nos relacionamentos em geral. Por esse motivo é muito importante que passemos a perguntar e tirar as dúvidas em qualquer situação. Outra coisa que quero chamar a atenção aqui é para a suposição de que sabemos o que o outro quer, ou que sabemos o que o outro quis dizer. Quando há uma situação de conflito principalmente, tendemos a interpretar o que o outro disse a partir de nossas experiências e do nosso estado de espírito, o que nos faz tirarmos conclusões precipitadas e erradas.

A dica para você hoje é que busque sempre avaliar nessas situações de estresse se o que a outra pessoa falou pode ter outra explicação, se pode ser diferente do que você avaliou, assim você consegue começar a perceber as situações de outra maneira e se estressa menos. Assim como é importante você tirar suas dívidas acerca de qualquer assunto para não cometer o equivoco do rapaz da história.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

 

Deixe seu comentário