Quantas coisas você já deixou de fazer por se preocupar com o que os outros diriam de você? Essa é uma das preocupações que permeia a mente da maioria das pessoas e influencia também no seu modo de viver a vida.
A explicação para isso vem da própria evolução da humanidade. Na época em que nossos ancestrais viviam como nômades, caçando animais e coletando alimentos para sobreviver, viviam constantemente sob ameaça de um ataque, tanto de animais selvagens quanto de tribos rivais, portanto estar inserido em um grupo poderia ser a diferença entre viver ou morrer. E esses grupos eram pequenos, e cada um precisava contribuir para o bem do grupo, então se preocupar com o que os outros pensavam a seu respeito era fundamental, ser aceito no grupo também, pois se você fosse expulso, suas chances de sobreviver seriam mínimas.
É claro que hoje evoluímos muito enquanto espécie, entretanto nosso funcionamento cerebral não acompanhou essa evolução, então trazemos resquícios comportamentais dessa época. Se preocupar com a opinião dos outros nada mais é do que buscar a aceitação do grupo. Porém, diferentemente de nossos ancestrais que viviam em grupos pequenos, hoje vivemos em grupos enormes e nos preocupamos com a opinião de pessoas que nem conhecemos e que não fazem a mínima diferença em nossa vida.
Volte um pouco no tempo e pense em algo que você queria muito fazer e não fez por se preocupar com a opinião dos outros. Lembrou de alguma? Agora procure lembrar quem eram as pessoas pelas quais você se preocupou com a opinião. Consegue visualizar alguém? Provavelmente não! Esse exercício serve para te mostrar que assim como hoje você não lembra dessas situações do passado, daqui há um ano você não se lembrará quais são as pessoas que você se preocupa com a opinião hoje.
Além disso, se você decidir fazer algo, sempre haverá alguém para julgar você, mas se você decidir não fazer, alguém irá te julgar por não fazer. Por isso, faça o que for melhor para você, considere a sua vontade e deixe a opinião dos outros de lado.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin