Marcos Vinícius Pedroso | 06/08/2022 13:33

06/08/2022 13:33

10370 visualizações

Nutrição e aleitamento materno

O aleitamento materno é o primeiro passo da alimentação saudável e qualidade de vida, além de alimentar, promove a aproximação afetiva do bebê com a mãe.

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês exclusivamente. Sua composição é totalmente adequada às necessidades do lactente, ótima digestibilidade, contém enzimas e anticorpos que fortalecem o sistema imunológico da criança.

Um ponto importante a ressaltar sobre o leite materno é sua composição, o leite muda conforme as fases da amamentação, nos primeiros dias temos o COLOSTRO, que é nutritivo e com muitos anticorpos.  No início da mamada o leite é mais “aguado” e ao final é mais gorduroso. O tempo de cada mamada interfere na saciedade do bebê.

Vantagens da amamentação:

  • É isento de contaminação; protege o bebê da maioria das doenças; é prático e está sempre pronto para o consumo: não precisa ferver, misturar, coar, dissolver e/ou esfriar.
  • Fortalece o vínculo mãe e filho, troca de olhares, carinho, afeto e amor.
  • É econômico, não terá despesa com mamadeiras ou fórmulas lácteas.

Alimentação da mãe:

Manter uma alimentação adequada e aumentar o consumo de líquidos (água, sucos naturais). Se deter a consumir mais alimentos naturais, frutas, vegetais, carnes e grãos, diminuindo ou eliminando o consumo de ultra processados.  Alguns itens como café e refrigerantes devem ser evitados. Bebidas alcoólicas e tabaco NÃO devem ser consumidos.

  • Antes de retirar ou incluir alimentos nessa fase, procure seu médico ou nutricionista para melhor orientação.
Nutricionista Elisabete de Oliveira Crn 10-5420
Personal Ewerton Nardi Cref – 023608-G/SC
@casalfitnes_betynany

Deixe seu comentário