Marcos Vinícius Pedroso | 26/04/2023 08:51

26/04/2023 08:51

17759 visualizações

Aceite ser quem você é! E depois… mude!

Quantas vezes você já pensou que você poderia ser diferente? Talvez você não esteja feliz com sua aparência física ou talvez o que te incomode seja a sua maneira de ser. Independente de qual seja a situação, desenvolver a autoaceitação vai te ajudar nisso.

A autoaceitação é o processo de aceitar a si mesmo, com todas as imperfeições, erros e falhas. É uma atitude positiva e compassiva em relação a si mesmo, que implica na compreensão de que todos têm limitações e que é possível crescer e evoluir a partir dessas limitações.

É uma parte importante do bem-estar emocional e mental, que pode ajudá-lo a diminuir sua ansiedade, aumentar a autoestima e se sentir mais feliz e confiante.

Quero deixar bem claro aqui que se aceitar não é “jogar a toalha” e desistir de mudar. O primeiro passo é você se aceitar do jeito que é, parar de se culpar por isso e buscar maneiras saudáveis de modificar a situação. Por exemplo, se você não está feliz com o seu corpo, a ideia é que você olhe para si mesmo, entenda o que te levou a essa situação, tenha compaixão por si mesmo e por suas escolhas.

Isso é aceitar-se. É entender que suas escolhas o trouxeram até aqui, mas que não necessariamente você precisa continuar seguindo por esse caminho. Depois disso, você vai encontrar maneiras de modificar essa situação.

Para desenvolver a autoaceitação, é necessário começar a se observar e analisar os pensamentos e crenças negativas que tem sobre si mesmo. É preciso entender que esses pensamentos são criados por padrões sociais e culturais, e não são necessariamente verdadeiros ou representativos da realidade.

Ainda, desenvolver a autoaceitação envolve aprender a ser gentil consigo mesmo, reconhecer e aceitar suas imperfeições, aprender a lidar com suas emoções de maneira saudável e trabalhar na construção de hábitos positivos que promovam sua saúde emocional e mental.

Algumas estratégias para desenvolver a autoaceitação incluem: praticar a compaixão consigo mesmo, enfrentar seus medos e inseguranças, perdoar-se por seus erros, desenvolver uma atitude positiva em relação a si mesmo e à vida, reconhecer seus esforços e conquistas e buscar ajuda profissional.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Instagram: @psicoalinebedin

Deixe seu comentário