Marcos Vinícius Pedroso | 03/05/2023 09:08

03/05/2023 09:08

17373 visualizações

Desenvolva resiliência e veja sua ansiedade diminuir

Resiliência é a capacidade de se adaptar às situações difíceis da vida e enfrentar desafios de forma positiva. Em outras palavras, é a capacidade de aprender com os tombos da vida. Desenvolver a resiliência é extremamente importante, especialmente quando se trata de lidar com ansiedade e estresse.

A ansiedade é desencadeada por situações em que você se percebe sob ameaça, seja ela real ou imaginária. Quando isso acontece, o corpo responde liberando hormônios do estresse, como o cortisol, o que é uma reação normal. Porém, se esse estado de ansiedade persiste por um longo período, isso pode afetar a sua saúde física e mental.

A resiliência ajuda as pessoas a lidar com a ansiedade, pois fornece ferramentas para lidar com emoções negativas e pensamentos desencorajadores. Isso os ajuda a tomar decisões racionais e tomar medidas positivas para superar a ansiedade.

E, já que a resiliência ajuda no combate à ansiedade, vou te trazer algumas dicas de como desenvolvê-la:

  • Pratique a autoconsciência: Isso envolve estar ciente de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e como eles afetam a maneira como você se sente.
  • Desenvolva uma mentalidade positiva: em vez de se concentrar nos aspectos negativos da vida, tente encontrar as coisas positivas. Procure sempre algo positivo, mesmo em meio ao caos.
  • Pratique a gestão do estresse: encontre técnicas eficazes para lidar com o estresse, como psicoterapia, meditação, exercícios físicos ou hobbies que a relaxem.
  • Foque sempre na solução: em vez de se concentrar nos problemas, tente encontrar soluções. Isso ajuda a mudar sua perspectiva e pode ajudá-lo a se sentir mais -capacitado.

Quando você consegue desenvolver a resiliência você consegue se desprender de pensamentos e emoções negativas, o que vai facilitar a resolução de seus problemas. Além disso, vai aumentar também a sua autoconfiança, porque você aprende a confiar em suas habilidades e em si mesma para lidar com situações difíceis. E essas mudanças vão te ajudar a lidar melhor com a ansiedade, porque você vai começar perceber que é capaz de lidar com diversas situações difíceis e, a ansiedade será mais uma delas.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Instagram: @psicoalinebedin

Deixe seu comentário