Ontem, dia 08 de março foi o dia internacional da mulher e com ele todo seu significado e simbologias que não podemos esquecer, o dia da mulher é um dia que representa a luta das mulheres por direitos iguais. Esse movimento começou em meados do século XX e a luta segue até hoje.
Apesar de todas as reflexões que cercam este dia, ele também acabou virando uma data comercial, onde virou tradição dar presentes às mulheres. Não estou dizendo aqui que nós mulheres não gostamos dessa tradição, mas quero te dar uma dica de um presente perfeito para o dia da mulher (e para todos os outros), e o melhor, você não precisa gastar nada com ele.
Esse presente chama-se RESPEITO e pode ser dispensado diariamente. A luta das mulheres há praticamente um século não é nada mais do que a busca por respeito. Em primeiro lugar respeito como pessoa, como ser humano, é inadmissível em pleno século XXI as mulheres ainda serem violentadas pelo simples fato de serem mulheres, violência essa que acontece inclusive dentro de casa, é inadmissível ainda termos que ter medo de sair na rua porque pode ter alguém mal intencionado que use de sua força para nos fazer mal, isso sem falar na inversão de papeis, onde a vítima passa a ser a culpada pelo que ocorreu.
Ainda é uma realidade no mercado de trabalho mulheres ganhando menos do que homens para desempenhar a mesma função, sendo que isso deveria ser avaliado por competência, não por gênero. E quando falo sobre o respeito como forma de combater a violência, me refiro às várias formas de violência, física, verbal, psicológica sexual e patrimonial, pois todas essas violências não ocorreriam se houvesse o respeito.
Convido você a refletir sobre isso, a refletir sobre quanto esse “presente” pode mudar a vida das pessoas e aqui já não falo mais somente das mulheres, falo de pessoas, independente de gênero, raça, religião ou qualquer coisa que possa segrega-las, PESSOAS MERECEM RESPEITO. Você não precisa concordar com o que o outro pensa, faz ou tem a dizer, você só precisa respeitar.
Eu realmente imagino que você já utilize e distribua muito esse presente por aí, mas imagino também que muitas vezes esse presente não chegue até você, mas todos juntos, cada um fazendo a sua parte e sendo respeitoso com as pessoas ao redor, podemos mudar essa realidade. Você me ajuda a distribuir essa presente?
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin