Lance Notícias | 12/01/2022 11:22

12/01/2022 11:22

15387 visualizações

Janeiro Branco: O mundo pede por saúde mental

Desde o início da pandemia da Covid-19 a saúde mental da população piorou. Um estudo feito pelo instituto Ipsos, a pedido do Fórum Econômico Mundial concluiu que 53% dos brasileiros consideram que sua saúde mental “piorou bastante no último ano”. Segundo estudo da FIOCRUZ, 40% dos brasileiros apresentam sintomas frequentes de tristeza e depressão, e 50% de ansiedade e de nervosismo. Diante disso, falar sobre saúde mental é cada dia mais necessário e importante.

Durante todo o mês de janeiro está acontecendo a Campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo justamente a conscientização acerca da importância do cuidado com a saúde mental. E para saber como cuidar da saúde mental o primeiro passo é entender o que ela é. Na maioria das vezes, quando se pensa em saúde mental se imagina a ausência de doença mental, porém, vai muito além disso.

Ter saúde mental é compreender que todos possuem capacidades e limitações, é saber lidar com suas próprias emoções e com as emoções das pessoas ao seu redor, ser capaz de enfrentar os desafios da vida, mantendo o equilíbrio e com a capacidade de reconhecer quando é o momento de procurar ajuda para lidar com as dificuldades, conflitos, traumas e transições nos diferentes ciclos da vida.

Se eu pudesse te dizer algo hoje, para você levar para a sua vida, sobre saúde mental, seria que cuidar da saúde mental vai muito além de não ter nenhuma doença mental. Esse cuidado é diário, começa quando você mantém relações saudáveis com as pessoas ao seu redor, quando você tem momentos prazerosos na sua vida, quando você acredita na sua capacidade, quando você entende que nem sempre você vai se sentir bem e que não há problema nenhum nisso e, que sim, as vezes você vai precisar pedir ajuda. Você não precisa ter nenhuma doença para buscar ajuda psicológica, se você está passando por uma situação difícil na sua vida, um profissional pode te ajudar a passar por isso com maior leveza, você não tem motivo nenhum para sofrer sozinho. Ter saúde mental é ter qualidade de vida!

#omundopedesaudemental

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário