Quantas vezes você já buscou maneiras de mudar sua vida e não conseguiu? Parece que nada funciona para você? Você até se questiona o que você faz errado, mas não consegue perceber onde está o erro? Hoje vou te contar 5 hábitos que te impedem de mudar.
O primeiro é desperdiçar o seu tempo por não saber exatamente o que você quer ou onde quer chegar. Quando você define um propósito a alcançar, você tem uma direção a seguir e consegue saber se o caminho que está percorrendo é congruente com seu objetivo ou não. Tenha clareza de onde quer chegar.
O segundo hábito é ser refém do efeito manada, ou seja, fazer as coisas só porque todo mundo está fazendo, ou só porque alguém quer que você faça. Quando você age só para se sentir parte do grupo, você se prejudica porque isso mantém você estagnado no mesmo lugar, ou pior, afasta você do seu propósito. Quando você precisar decidir se faz ou não algo, procure se questionar se isso vai te aproximar ou te afastar do teu objetivo.
O terceiro, é a dificuldade em dizer não. Sabe quando alguém te convida para ir à um show, mas é um artista que você não gosta, você está sem dinheiro pra ir e ainda assim você aceita o convite, só para não desagradar a outra pessoa? O que acontece é que quando você agrada o outro você desagrada a si mesmo, você aceita o convite, mas fica se martirizando porque aceitou e agora vai ter que ir, você sofre, o outro não. Nesse tipo de situação, seja verdadeiro com você e com as suas vontades, se coloque como prioridade na sua vida.
O hábito número 4 é você se importar demais com o julgamento das outras pessoas. Imagine que você vai à uma festa e tem duas opções de vestido para escolher, um vermelho e outro azul. Uma coisa é certa, se você escolher o vermelho algumas pessoas vão te elogiar, enquanto outras vão pensar que esse vestido não caiu bem em você. E adivinha? O que aconteceria se você tivesse escolhido o azul? A mesma coisa. Ou seja, se você fizer, alguém estará te julgando, se não fizer também, então, julgamento por julgamento, procure sempre fazer o que te agrada.
E o quinto hábito é focar no que não está no seu controle. Existem situações na sua vida que você não tem o poder de mudar, não depende de você. Portanto, foque em como você vai reagir a essas situações e não em como sua vida seria mais fácil se não houvesse aquela situação.
Esses 5 hábitos que irão te ajudar a colocar em prática a mudança que você quer para a sua vida, agora que você já os conhece, pode começar a implementar a mudança. Porém, sugiro que você comece mudando um por vez e mantenha a constância, assim você alcançará o seu objetivo.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin