A comunicação não é apenas o que você fala, mas como você fala, sua expressão corporal, até mesmo seu silêncio é uma maneira de se comunicar. Em muitas situações ocorrem mal entendidos justamente pelo modo que nos expressamos. Quantas vezes você falou algo e a pessoa se ofendeu, mas não foi sua intenção ofende-la? Ou então você não conseguiu se impor? Para ajudar você nessas situações hoje que te falar sobre a comunicação passiva, assertiva e agressiva.
A comunicação passiva é quando você se anula e anula a sua própria opinião em favor do outro. É aquela pessoa “boazinha” que aceita tudo o que outro impõe para não entrar em conflito. A comunicação agressiva é quando você é impositivo, autoritário, quer impor sua opinião sem se importar com a opinião e com os sentimentos do outro. Já a comunicação assertiva é o ponto de equilíbrio ente as duas primeiras. É quando você consegue expressar seus pensamentos, ideias e necessidades de forma clara, objetiva e precisa, respeitando seus sentimentos e os sentimentos da outra pessoa.
Para desenvolver a comunicação assertiva você deve observar a si mesmo para avaliar o que você quer em relação à situação, além de observar e respeitar a opinião e os sentimentos da outra pessoa. Na hora de falar, seja conciso e direto nas suas palavras, organize suas ideias e pense antes de falar, coloque-se no lugar do outro. Tenha coerência também entre o que você está falando e seu tom de voz, expressão facial e corporal, afinal de nada adianta você dizer que está tudo bem e falar com tom de voz elevado e cara fechada. Esteja aberto também a receber feedbacks, até mesmo a receber críticas, nem sempre sua opinião estará correta. É preciso também respeitar a opinião do outro, lembre-se que você não precisa concordar com o outro e ele não precisa concordar com você, porém, o respeito precisa ser mantido.
Tenha em mente que o outro normalmente vai reagir a você conforme você está se portando. Se você for agressivo com a pessoa, provavelmente ela vai responder no mesmo tom, porém, se você for assertivo na sua forma de se comunicar, o outro também será.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin