Lance Notícias | 05/10/2022 09:27

05/10/2022 09:27

24131 visualizações

Não seja perfeito, seja excelente.

Certamente quando você faz alguma coisa você deseja ter um ótimo resultado. O problema é que muitas vezes na busca por esse resultado você espera atingir a perfeição e isso acaba por atrapalhar e até paralisar o seu processo em busca do resultado.

Por isso hoje vou te apresentar dois conceitos: perfeccionismo e excelência. O perfeccionismo, é um tipo de comportamento caracterizado pelo desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito, impecável, não sendo admitidos erros ou resultados pouco satisfatórios para o seu padrão de exigência.

Normalmente, esse padrão é algo imposto por você mesmo e é auto aplicado, além de fazer essa exigência para as pessoas ao seu redor. O grande problema de ser perfeccionista é que esse alto grau de exigência faz com que você sofra muito e também deixe de fazer o que precisa ser feito por acreditar que o resultado não será bom.

O segundo conceito é a excelência, que significa você fazer o seu melhor, dentro das condições que você tem no momento e estar sempre em busca de melhorias e evolução constantes. A excelência é diferente do perfeccionismo porque quando você busca a excelência você entende que pode não sair exatamente do jeito que você gostaria, mas isso não significa que não estará bom, você consegue aprender no processo e utilizar esses aprendizados para as próximas situações.

A busca por excelência é um processo constante, porque se hoje você fez algo da melhor maneira, dentro das condições que você tinha disponíveis, amanhã você já terá novos conhecimentos e novas condições para fazer ainda melhor. Ter essa clareza de que você pode aperfeiçoar o processo no decorrer dele impulsiona você a fazer o que precisa ser feito. É mais fácil se manter motivado quando você busca a excelência, porque você consegue acompanhar os resultados que vai obtendo e acompanhando a sua evolução.

Para você entender melhor, lembre-se de quando você começou a dirigir. Com certeza você teve algumas dificuldades, errou algumas marchas, deixou o carro morrer algumas vezes, mas com o passar do tempo você foi aperfeiçoando sua prática.

Talvez sua direção hoje não esteja perfeita, porque sempre acontece alguma falha, mas com certeza você está dirigindo da melhor maneira que pode dentro das condições que você tem. E quanto mais você pratica melhores são as condições para você fazer ainda melhor. Desejo que a partir de hoje você comece buscar a excelência na sua vida e deixe o perfeccionismo de lado, até porque, ele é inatingível.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário