Lance Notícias | 02/03/2022 09:30

02/03/2022 09:30

28612 visualizações

Cada escolha, uma renúncia!

Quantas vezes você já ouviu ou até falou a seguinte frase: “eu não tive escolha, tive que fazer tal coisa”, mas será que é assim mesmo? Será que não teve escolha? Acredito que cada ação ou inação é uma questão de escolha, porém cada escolha tem suas consequências.

Sim, é isso mesmo, você sempre tem uma escolha, sempre poderá decidir por qual caminho quer seguir, mas a grande questão da escolha é que quando você decide por um caminho, abre mão do outro, ao mesmo tempo em que ganha de um lado, perde as possibilidades do outro caminho. E seja qual for a situação, cada escolha que você faz gerará algum tipo de resultado, por isso, muitas vezes é difícil tomar uma decisão, porque você decide pensando no melhor resultado, mas você não tem garantia de que vai realmente obter aquele resultado. A boa notícia é que mesmo quando você não obtém o resultado esperado, você ainda tem a escolha de agir sobre esse resultado e modifica-lo.

Talvez você ainda esteja pensando que há situações em que você não tem escolha, mas preciso reafirmar que tem sim, em qualquer situação. Por exemplo, imagino que você acorde todas as manhãs e vá trabalhar, logo você imagina que não tem escolha, você precisa sair da cama e ir para o trabalho, mas você pode sim acordar e simplesmente decidir que não vai trabalhar, porém, quando você escolhe não ir, você precisa arcar com as consequências de não ir. É claro que, na maioria das vezes, você nem questiona essa possibilidade, por isso você tem a sensação de que não tem escolha.

Pode haver também situações em que as opções que você tem para escolher, não sejam boas, por exemplo, seu colega de trabalho fez algo errado e seu chefe está cobrando satisfações, você não quer prejudicar o seu colega, mas se não o fizer, você se prejudica. As duas opções são ruins, mas ainda assim, você pode escolher entre elas e, com certeza, vai arcar com as consequências de sua escolha. Ou seja, por pior que pareça a situação, você sempre terá uma escolha, sempre terá a possibilidade de avaliar o que é melhor para você e qual o preço você está disposto a pagar.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

 

Deixe seu comentário