Marcos Vinícius Pedroso | 04/06/2022 08:57

04/06/2022 08:57

17310 visualizações

Vamos falar sobre gordura TRANS

O que é gordura trans?

É um tipo de gordura que pode ser encontrada naturalmente em alimentos de origem animal ou se produzida industrialmente por meio de processo tecnológicos.

Esse segundo processo é a forma que a gordura trans é frequentemente encontrada em produtos alimentícios. Para sua produção o óleo liquido é transformado em gordura sólida, onde este tem menor custo e é utilizado para dar sabor e maior prazo de validade aos produtos.

A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, principalmente em produtos ultra processados como: sorvetes, cremes vegetais, massas instantâneas, salgadinhos de pacote, bolos prontos, biscoitos, chocolates, pipoca de micro-ondas, margarina.

Por que o seu consumo faz mal?

A gordura TRANS não é essencial para o organismo e não oferece nenhum benéfico à saúde. Portanto não há recomendação de consumo ou de valor mínimo tolerado.

O seu consumo excessivo está diretamente ligado ao aumento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto, entre outros.

Como saber se um alimento possui gordura TRANS?

A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na tabela nutricional.

A dica é, fique atento aos rótulos e procure evitar ao máximo o consumo de gordura TRANS.

Nutricionista Elisabete de Oliveira Crn 10-5420
Personal Ewerton Nardi Cref – 023608-G/SC
@casalfitnes_betynany

Deixe seu comentário