Lance Notícias | 03/08/2022 10:00

03/08/2022 10:00

20110 visualizações

Três coisas que aprendi com minhas crises de ansiedade

Você já parou para pensar que suas experiências ruins podem te ensinar alguma coisa? O que eu vou te contar hoje é o que eu aprendi com minhas crises de ansiedade.

A primeira lição é de que quanto mais você evitar uma situação que te cause ansiedade, mais ansiedade você vai sentir. Quero destacar aqui que o medo e a ansiedade andam de mãos dadas, por isso falarei sobre os dois. Tanto o medo quanto a ansiedade são respostas fisiológicas do nosso organismo frente a uma ameaça, real ou imaginária. Essas respostas só diminuirão quando você enfrenta o que te causa medo.

Normalmente sentimos medo não da situação em si, mas do que pode vir a acontecer a partir disso. Por exemplo, se você tem medo de agulhas, o medo que você tem na verdade é da dor que você imagina que a agulha vai te causar. Se você tem medo de dirigir, o medo que você tem é do que pode dar errado quando você dirige.

Sendo assim a sua atitude é evitar o que te causa medo, só que como o seu medo está ligado a uma antecipação do que pode acontecer, quando você evita, você reforça essa imaginação, quando na verdade se você enfrentasse, provavelmente o que aconteceria seria bem menos do que sua imaginação, ou, as vezes, nem acontece nada.

A segunda lição é que quando você enfrenta uma situação que te causa ansiedade e supera esse medo, você passa a se sentir mais seguro em outras áreas da sua vida também. Isso acontece porque quando você enfrenta o medo, você desmistifica outras crenças que você tem a respeito de ser capaz de realizar algumas coisas ou não.

A terceira lição é que quando você conhece a maneira que o seu corpo reage aos sintomas de ansiedade você consegue controlar a sua resposta. A ansiedade é uma emoção e é algo intenso e que aparece muito rápido e quando você conhece suas reações causadas por ela, você consegue identificar o que está acontecendo e saber que os danos potenciais são bem menores do que você está pensando. Sendo assim você tem maior facilidade em controlar suas reações.

Eu quis trazer essas informações para você hoje para te mostrar que por mais difícil que esteja hoje de controlar a ansiedade, tem como fazer isso e ainda tirar algumas lições desses momentos difíceis.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário