Lance Notícias | 09/02/2022 09:57

09/02/2022 09:57

19570 visualizações

Descubra como a temida rotina pode te ajudar!

Vista por muitos como vilã, a rotina pode ser sua aliada quando se trata de alcançar seus objetivos, ou até mesmo para organizar a correria do dia a dia que tanto cansa você. A primeira coisa que você precisa saber é que seu cérebro está o tempo todo buscando economizar energia e para fazer isso ele automatiza tudo o que você faz repetidamente.

Pense aí, quantas coisas você faz no seu dia sem precisar parar para pensar como faz? Por exemplo, escovar os dentes, tomar banho, a maneira como você arruma sua cama, o caminho que você pega para ir ao trabalho, todos esses são exemplos de automações que seu cérebro criou para economizar energia.

E tudo isso faz com que você economize seu tempo também, quando a rotina já está estabelecida você não precisa pensar em como fazer ou em o que você tem que fazer e se você não perde tempo decidindo, você tem mais tempo para executar o que precisa, logo você é mais produtivo e tem mais tempo para descansar. A pergunta agora é, como criar essa rotina?

Você pode dividir as tarefas que você tem para fazer em tarefas fixas, que são as que se repetem e tarefas variáveis, depois você distribui isso na sua semana. Pensando nas tarefas fixas, imagine que você vá na academia 3 vezes na semana, vai trabalhar todos os dias, faça um curso 1 vez na semana, limpe a casa 2 vezes na semana.

Distribua essas tarefas conforme os dias da semana que você faz cada uma delas e seus horários. Sobre as tarefas variáveis, imagine que você marcou para sua próxima semana de cortar o cabelo, quer limpar as janelas da sua casa, precisará cortar a grama e terá um jantar com seus amigos. Distribua essas tarefas também na sua semana conforme o que se programou para fazer.

A grande vantagem de você estruturar a sua rotina semanal está nas tarefas variáveis, principalmente naquelas que não te um horário marcado com outra pessoa para fazer (por exemplo, as janelas e cortar a grama), porque normalmente você vai empurrando esse tipo de tarefa, procrastinando, na verdade, e quando você estrutura isso em uma rotina, a chance de fazer é maior, dessa maneira a rotina vira sua aliada.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário