Lance Notícias | 17/08/2022 10:21

17/08/2022 10:21

27986 visualizações

Sintomas camuflados da ansiedade

A ansiedade se manifesta de diversas formas e pode apresentar muitos sintomas físicos intensos, os quais, muitas vezes, você nem se dá conta de que podem ser causados pela ansiedade. Por isso, hoje vou listar para você alguns desses sintomas.

Azia, gastrite e dor de estômago: Quando você está ansioso ocorre na sua corrente sanguínea aumento de adrenalina e cortisol, e diminuição da serotonina, isso faz com que haja aumento na produção de suco gástrico e relaxamento do anel que impede a passagem do suco gástrico para seu esôfago, o que pode causar azia e a longo prazo, gastrite, além de dores no estômago.

Alterações intestinais: Com o aumento do cortisol e adrenalina associados a diminuição da serotonina e acetilcolina, causam a diminuição da motilidade intestinal, aumento de gases, alterações na microbiota, tudo isso pode fazer com que você tenha enjoos, vômitos, diarreia ou constipação.

Dores: A ansiedade causa também aumento de dores físicas. Você pode chegar ao fim do dia com dor nas têmporas, com uma sensação de que tem algo pressionando-as e essa dor irradia para seu pescoço, ombros e mandíbula. Pode haver piora nas crises de enxaqueca também, aumento de dores nas costas e articulações. Tudo isso é gerado pelo tensionamento muscular causado pela ansiedade. Você passa tanto tempo tensionando esses músculos, que no fim do dia você sente muita dor. Uma opção para você melhorar essa situação é utilizar técnicas de relaxamento progressivo, assim você aprende a perceber seus músculos tensionados e como relaxa-los.

Alergias: Alergias de pele também podem ser causadas pela ansiedade. A ansiedade aumenta a liberação de um hormônio chamado histamina, que está associado à alergias. Normalmente aparece em focos que dão bastante coceira e que vão migrando para diferentes partes do corpo.

Pés e mãos frios: Durante uma crise de ansiedade o sangue é direcionado para os grandes músculos, te preparando para lutar ou fugir. Isso causa vasoconstrição periférica, ou seja, vai menos sangue para as extremidades, o que as deixa frias. Além disso a ansiedade aumenta o suor e quando o suor evapora, contribui para a diminuição da temperatura corporal.

Cansaço e sonolência: Uma das características da ansiedade é a dificuldade de relaxar e desligar. Essa dificuldade causa insônia e por mais que você tente descansar, sua cabeça simplesmente não consegue parar. A ansiedade não te deixa descansar e porque você não descansa vai ficando mais ansioso e entra em um ciclo que se retroalimenta.

Esses foram alguns dos sintomas físicos da ansiedade que muitas vezes passam despercebidos e não são tratados da maneira correta. Se você se identificou com algum desses sintomas, procure ajuda profissional para reverter seu quadro.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário