Lance Notícias | 20/07/2022 09:41

20/07/2022 09:41

73873 visualizações

Diferenças entre motivação e disciplina

Como você já sabe, existem diferenças entre motivação e disciplina. A motivação está ligada à vontade de fazer algo, fazer algo com prazer em estar fazendo. A motivação torna as atividades mais fáceis de serem realizadas. A disciplina está ligada ao senso de fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não há vontade de fazer.

A motivação te impulsiona a fazer muitas coisas, a começar novos projetos, mas ela é instável. Do mesmo jeito que ela chega e te impulsiona a começar, quando a rotina se impõe, ela vai embora. E para te provar como isso é verdade, pense na última vez que você iniciou em um emprego novo.

Lembre de como foram os primeiros dias, os primeiros meses. Provavelmente você ia trabalhar animado, com bastante energia, mas com o passar do tempo, com a rotina do trabalho se impondo, você foi perdendo e empolgação. Isso não quer dizer que você não goste do seu trabalho, quer dizer apenas que a empolgação do início já passou.

Se a motivação vai e volta, podemos dizer então que a disciplina é a grande responsável pela realização dos seus sonhos. A disciplina te faz manter o foco no que é necessário. Imagine se você trocasse de emprego todas as vezes que a motivação vai embora, como seria?

É a disciplina que te faz voltar, dia após dia ao seu trabalho, porque você sabe o que precisa ser feito e isso mantém o seu trabalho. Quando se fala em realizar sonhos, acontece da mesma maneira. Você vai precisar da disciplina para continuar naquele dia que o desânimo bater.

Podemos classificar a motivação como sendo mais emocional e a disciplina como mais racional. Você tem mais controle da disciplina do que da motivação. Por isso, minha dica para você hoje é para que você aproveite os momentos em que você está motivado e faça tudo o que puder, mas tenha a consciência de que essa empolgação vai passar e neste momento será necessário usar de sua disciplina e fazer o que precisa ser feito.

Aplicando esses dois conceitos em sua vida você será capaz de iniciar e dar continuidade a projetos e sonhos.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário