Lance Notícias | 17/11/2021 14:33

17/11/2021 14:33

19570 visualizações

Dicas para você conquistar relacionamentos melhores

Já não é novidade que a ansiedade afeta várias áreas da sua vida e o seu relacionamento com outras pessoas é uma delas. Quando falamos em relacionamentos, a ansiedade desperta em você o medo de perder a outra pessoa, desperta o seu medo de não ser amado, de não merecer o afeto e em função desses medos você tem algumas atitudes que destroem o relacionamento.

Esses medos podem estar relacionados a insegurança que a ansiedade faz você sentir, e te faz pensar sempre na pior hipótese possível, então você sente a necessidade de manter o controle o tempo todo, você verifica o celular, cheira as roupas para garantir que não há traição, e isso destrói a sua confiança, provoca brigas, e com o tempo desgasta o seu relacionamento.

Por outro lado, essa insegurança pode fazer com que você fique o tempo todo querendo agradar, querendo garantir que a pessoa fique por perto, e essa atitude anula você enquanto pessoa e também desgasta o seu relacionamento. Tanto uma situação quanto a outra acabam gerando exatamente o que você não quer, brigas, traições e o término do relacionamento.

Quando você se relaciona com alguém, seja namoro, seja na família, seja uma amizade, cada pessoa chega com sua história de vida, com sua bagagem, assim como você e nessa bagagem você leva algumas crenças  que você aprendeu ao longo da sua vida e que influenciam sua maneira de agir, por exemplo, se até o momento você teve relacionamentos frustrados onde você foi traído, você já entra para um novo relacionamento pensando quando você vai ser traído novamente e isso impede você de se entregar em um relacionamento que poderia ser diferente e como você não consegue se entregar, o relacionamento vai esfriando, vocês vão se distanciando, e mais uma vez, você é traído.

Para quebrar este padrão, você precisa ter autoconhecimento para que você possa entender o que faz sentido para você e que você entenda os seus limites dentro do relacionamento, até onde você pode chegar, do que você pode abrir mão e você aprende a comunicar isso para a outra pessoa.

Por exemplo, você, mulher conhece uma pessoa e começa a se relacionar com ela, e essa pessoa começa a implicar com a roupa que você está vestindo. Se você ainda não tem seu autoconhecimento desenvolvido e acredita que precisa agradar o outro a qualquer custo, para não ficar sozinha, você anula a sua vontade e troca de roupa por medo de ser abandonada.

Por outro lado, se você passou por um processo de autoconhecimento, você sabe que você pode comunicar para a outra pessoa que essa atitude não lhe agrada, então você consegue resolver essa questão de maneira saudável.

Então, resumindo, quando você se relaciona com alguém a ansiedade traz à tona seus medos, que são baseados nas crenças que você construiu ao longo da sua vida, esses medos e crenças fazem você agir sempre da mesma maneira e por isso você tem sempre os mesmos padrões de relacionamento.

Para quebrar esse padrão você precisa de autoconhecimento, precisa melhorar a sua autoestima, sua autoconfiança, isso vai permitir você lidar melhor com a ansiedade e a entender o que você realmente espera de um relacionamento, a entender que qualquer pessoa que chega na sua vida vem para somar, não para te deixar pior.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário