Um dia o Mestre encontrou um rapaz triste e desiludido sentado à beira de uma estrada.
– Está tudo bem? Sinto que há desilusão e tristeza em seu rosto…
O jovem rapaz levantou a cabeça e disse:
– É a vida… A vida é uma ilusão. Trabalhei duro, ganhei tanto dinheiro que nunca mais precisarei trabalhar. Fiz tudo o que sempre sonhei e foi bom, mas logo me entediei. Enchi uma mala de dinheiro e sai a viajar pelo mundo. Mas nada me faz feliz. A vida não tem mais nada para me oferecer.
No mesmo instante, o Mestre passou a mão na mala do rapaz e saiu correndo. Uma hora depois, o Mestre, estrategicamente deixou a mala num ponto do caminho por onde o jovem iria passar, escondeu-se atrás de uma rocha e ficou esperando.
De repente, o rapaz apareceu no alto de uma colina. Parecia mais desiludido, triste e mais revoltado do que nunca. Quando viu a mala, correu até ela e a abriu.
Ao perceber que o dinheiro ainda estava ali, caiu de joelhos e agradeceu. Atrás da rocha, ao perceber a alegria e a gratidão no rosto do jovem rapaz, o Mestre perguntou:
– Por que as pessoas só reconhecem o valor das coisas depois que as perdem?
Você já parou para pensar em quantas coisas você só percebeu seu real valor quando não tinha mais à sua disposição? Acaba sendo natural não prestarmos atenção nas coisas e nas relações que consideramos como seguras, como certas.
Será que você está aproveitando o tempo com a sua família como deveria? Você está parando seu trabalho para dar atenção aos seus filhos? Você está deixando de lado atividades longe da sua mulher ou do seu marido para fazer algo com ele/ela?
Talvez, hoje você esteja em uma situação que está confortável para e está seguro de que as pessoas que ama estarão sempre disponíveis para você, mesmo que não as coloque em primeiro plano. Preciso te dizer que essa situação pode mudar, porque eles podem não estar felizes com suas atitudes e você só perceberá o valor que sua família tem quando ela não estiver à sua disposição.
Minha dica para você é que não espere perder para depois dar valor. Acorde todas as manhãs e agradeça por tudo de bom que você tem em sua vida, isso te ajudará a dar mais valor ao que realmente importa sem ter que perder.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin