Lance Notícias | 27/10/2021 08:09

27/10/2021 08:09

24442 visualizações

Exercício para superar seus medos

Quando você sente medo de algo, normalmente a sua primeira reação é evitar o que te causa medo, mas curiosamente, ele continua com você. Inicialmente, precisamos lembrar que o medo é uma reação fisiológica, frente a alguma ameaça e é algo que faz parte de nós enquanto seres humanos.

O medo serve para nos proteger de possíveis perigos, então, em alguma medida, sempre sentiremos medo. Porém, muitas vezes, alguns desses medos são maiores que deveriam ser e atrapalham muito seu dia a dia e você precisa encontrar um jeito de supera-los.

E o jeito mais eficaz de fazer isso é enfrentar o seu medo, porém existe o jeito certo de fazer isso. Quando você tem medo de algo e você não enfrenta, o que é até mais fácil porque você simplesmente deixar de fazer, isso te traz alívio, você se sente bem por evitar e esse medo acaba se fortalecendo.

É bem possível que depois você se sinta culpado por não ter feito, por não ter enfrentado, mas na hora que decide não fazer, a sensação é ótima. Por exemplo, você está de férias e vai para Florianópolis, sua família quer ir de avião, mas você tem medo de andar de avião então você faz de tudo, até convence-los a ir de carro.

Quando eles concordam, você fica aliviado por não ter que enfrentar seu medo. Durante a viagem, quando bate aquele cansaço da estrada, você pensa que poderia ter sido melhor realmente ir de avião.

Mas como fazer então para enfrentar o medo? Uma dica que eu tenho para você é que você vá se aproximando gradativamente do que te causa medo, quando você se acostuma com uma exposição, passa para outra.

Voltando ao medo de viajar de avião, você pode inicialmente, assistir a um filme que mostre pessoas viajando de avião, você pode ir até o aeroporto e ficar observando os pouso e decolagens, depois você pode chegar perto da área de embarque, até você conseguir efetivamente entrar no avião para viajar.

Enfrentar o medo é mais trabalhoso do que evitar, mas é o que efetivamente vai fazer com que você consiga superar. E quando você consegue, seu sentimento de realização é muito grande.

“Coragem não é a ausência de medo, é fazer apesar dele”. (Nelson Mandela)

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

 

Deixe seu comentário