A depressão é uma doença e se desenvolve a partir de fatores fisiológicos e psicológicos. Nela há diminuição na produção de substâncias químicas no cérebro, que são responsáveis por proporcionar bem-estar, a genética também tem um papel importante no aparecimento da depressão, além, é claro, de acontecimentos ao longo da vida, desde a infância e que vão moldando cada pessoa.
Depressão não é frescura, por isso é importante que a você saiba como ajudar, e uma forma de fazer isso é tomando cuidado com algumas falas, que podem piorar ainda mais o sentimento de incapacidade de quem está depressivo.
Frases como: “você precisa se ajudar”, “precisa sair da cama”, “precisa querer melhorar”, não ajudam em nada. Quando a pessoa está depressiva e diz que consegue sair da cama, é porque ela não tem forças pra isso. Para ela, qualquer coisa é muito esforço e é preciso lembrar que ela não está nessa situação por que escolheu estar assim, e o que ela precisa é de apoio, de pessoas que a compreendam, e que a ajudem de verdade a melhorar.
Por exemplo, se uma pessoa quebrar a perna, você não vai dizer a ela que ela precisa sair andando sem muletas, por que ela precisa se ajudar, e na depressão deve ser assim também, assim como quem quebra a perna precisa de tempo e cuidados específicos pra melhorar, quem sofre de depressão também.
Outra fala bem comum é: “mas você tem tudo, não deveria estar assim”, novamente reforço, quem tem depressão não está doente porque quer estar, e ter uma vida financeira confortável não significa que não pode desenvolver depressão.
Comparar a pessoa depressiva com outras pessoas que enfrentaram problemas maiores e dizer que eles passaram por isso até pode ter a melhor das intenções, mas esse tipo de fala só vai reforçar o sentimento de incapacidade que essa pessoa já sente.
No geral, quando alguém fala essas coisas, tem a melhor das intenções, mas a pessoa que está depressiva tem uma visão distorcida de tudo o que está acontecendo ao seu redor e cada uma dessas falas acaba por reforçar o quanto ela é ruim e por isso, falas desse tipo devem ser evitadas.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin