Lance Notícias | 03/11/2021 08:28

03/11/2021 08:28

15395 visualizações

Descubra como frear sua impulsividade

Já aconteceu com você de falar algo sem pensar e se arrepender? Ou então de comprar algo que viu em uma loja e quando chegar em casa perceber que não deveria ter comprado? Essas duas ações podem estar ligadas a dificuldade de controlar seus impulsos.

A impulsividade é um comportamento impensado, repentino onde a pessoa não considera as consequências de suas ações. São decisões tomadas de forma rápida e intuitiva buscando o alívio das emoções que elas estão sentindo no momento. Por exemplo, alguém corta sua frente no trânsito, muitas vezes seu impulso é xingar, gesticular, buzinar para a outra pessoa e isso te dá a sensação alívio daquela raiva que você sentiu no momento. Vou deixar aqui para você 3 dicas para te ajudar a frear sua impulsividade.

A primeira delas é ter autoconsciência, entender o que acontece com você quando a impulsividade aparece. Que tipos de situações despertam isso em você? (uma fechada no trânsito, uma fala mais grosseira de alguém, um produto que você vê em uma loja). Que emoção essas situações geram em você? (raiva, indignação, sentimento de injustiça, desejo de compra). Responder a esses questionamentos te ajudará a perceber as suas próprias reações.

Em seguida, busque criar um espaço entre o aparecimento da emoção e sua reação. Você não vai conseguir mudar o que você sente, mas você pode mudar como você reage e quando você consegue perceber o aparecimento da emoção, você tem tempo para pensar em uma reação antes de reagir. Funciona assim, alguém fecha você no trânsito, isso te provoca raiva, como você já conhece como o que acontece no seu organismo quando você sente raiva, você consegue, antes de xingar a pessoa, respirar fundo e você já percebe que xingar não te trará benefício nenhum, logo, você consegue controlar a sua resposta e não xinga o outro motorista. Agir dessa forma também gera alívio, porque você teve consciência do que estava sentindo e escolheu sua reação, essa escolha permite que a raiva não tome conta de você e como se essa situação não tivesse te afetado.

E a terceira dica, é fazer meditação. Ela vai funcionar como um treino para essas situações de impulsividade, pois ela permite que você aprenda a direcionar seus pensamentos para onde você quiser, então quando o impulso aparece, você tem maior facilidade para aplicar a dica número dois.

Controlar a sua impulsividade vai exigir treino, então não se desanime se você não conseguir fazer na primeira vez que tentar, continue buscando esse controle, quanto mais você fizer isso, mais fácil vai se tornando, até o momento em que isso se torna automático.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário