Lance Notícias | 19/10/2022 09:11

19/10/2022 09:11

20179 visualizações

É por isso que você continua em uma situação ruim

Quantas vezes você já se sentiu infeliz em alguma situação, mas continuou nela por muito tempo? Um relacionamento, uma amizade, um trabalho? Você já parou para pensar por que, mesmo sendo ruim, você permanece?

Parece contraditório você continuar em uma situação na qual você já não está mais feliz, muitas vezes, não está mais nem satisfeito, mas isso é algo que ocorre com frequência. A situação está ruim, você se sente mal, mas é algo que você já conhece, é algo que você já está familiarizado, então você acaba se acomodando e aceitando a situação, pois assim você não precisa enfrentar algo que lhe é desconhecido.

Isso acontece porque o maior medo de qualquer ser humano é o medo do desconhecido. Sim, todo mundo tem esse mesmo medo! Para entender melhor, vamos voltar até a sua infância, muito provavelmente você tinha medo do escuro, acertei? E o que tem no escuro? Racionalmente falando, a mesma coisa que tem no claro, porém quando está escuro, obviamente você não enxerga, logo o que tem no escuro se torna desconhecido.

Quando você se torna adulto, de certa forma você continua tendo medo desse escuro. Pensa comigo, você não está feliz no seu emprego, mas você já está acostumado com ele, você já sabe que final do mês você recebe seu salário em dia, você já se adaptou com tudo o que te incomoda, está ruim, mas você já sabe como lidar.

Por outro lado, quando você pensa em sair do seu trabalho você não sabe como vai ser, você desconhece o que pode acontecer, você se questiona se logo encontrará um novo emprego, se conseguirá o mesmo salário, se no novo trabalho não será igual a este, todas essas dúvidas revelam o medo do desconhecido, o medo da incerteza e é este medo que paralisa você e te mantém tanto tempo em uma situação que está ruim.

O nosso cérebro odeia incertezas então, naturalmente ele busca sempre manter você em terreno que já é conhecido. E enquanto a situação não estiver tão ruim a ponto de ser menos suportável do que o medo de enfrentar o desconhecido, você não muda. Eu não sei em qual situação você se encontra neste momento, mas tenho certeza de que você pode agir antes de que o ruim se torne insuportável, basta você entender que assim como quando criança o escuro que te ameaçava não era uma ameaça, o desconhecido de hoje também não é.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário