Lance Notícias | 02/02/2022 09:03

02/02/2022 09:03

21280 visualizações

Expectativa X frustração nos relacionamentos!

Não é incomum nos frustrarmos com pessoas a nossa volta, o fato é que diariamente convivemos e interagimos com várias pessoas, seja em casa, seja no trabalho, seja na escola, e criamos expectativas em relação à essas interações, mas muitas vezes nossas expectativas são frustradas em função das reações dessas pessoas, esperamos que elas tenham uma atitude, mas elas têm outra.

Normalmente, nós nos frustramos com as atitudes das outras pessoas porque esperamos dos outros a mesma atitude que nós teríamos frente aquela mesma situação, nós enxergamos o comportamento do outro sob a mesma ótica que enxergamos o nosso próprio comportamento, e esquecemos que cada pessoa é única, e tem sua própria maneira de reagir, então precisamos aceitar que as coisas podem acontecer de maneira diferente do que esperamos.

Em uma situação assim é importante lembrar, que não temos o controle sobre o comportamento do outro, então, não podemos exigir que ele aja do jeito que esperamos, mas podemos escolher como vamos reagir a isso, escolher se vamos alimentar o sentimento de que o outro nos frustra, ou entender que, naquele momento, era o que ele tinha para oferecer. Por exemplo, se você está se sentindo triste em função de algo que aconteceu e você resolve ligar para um amigo para desabafar, você espera que ele te ouça e te acolha, mas no momento que você liga ele está atrasado para um compromisso e não te dá atenção, então você fica chateado pensando que ele não dá importância pra você e manda um áudio sendo grosseiro com seu amigo. A sua atitude de ser grosseiro vai desencadear uma atitude defensiva nele. Por outro lado, se você simplesmente pensar que ele não está podendo falar no momento, você  não tem nenhuma reação agressiva e no outro dia vocês voltam a conversar e ele tem a chance de se explicar para você.

Essa mudança de olhar em relação as pessoas, traz melhorias na nossa forma de encarrar os acontecimentos e isso, deixa nossa vida mais leve, evita frustrações e melhora nossos relacionamentos. Por mais que não tenhamos controle sobre o comportamento do outro, a partir do momento que nós mudamos nossa atitude frente as pessoas, influenciamos a mudança de comportamento delas também. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário