Você já teve dias em que pensou que tudo estava dando errado? Sabe quando parece que tudo de ruim acontece ao mesmo tempo? Pois é, dias assim são como um soco no estômago e tem o poder de nos derrubar, mas se ficar no chão não é uma opção para você, vou te contar como você pode encarar esses dias ruins.
A primeira coisa que precisamos lembrar é que nem todos os dias estaremos 100%, que dias não tão bons fazem parte da nossa vida, assim como as 4 estações fazem parte do ano, por exemplo. E assim como no passar de um ano as estações vão acontecendo da forma que tem que acontecer, dias ruins irão surgir e irão embora também. Não são esses dias que definem sua vida, é apenas um dia, ou no máximo um período, que também vai passar. Aceitar que esse dia faz parte do curso normal da vida e que ele é passageiro vai ajudar você a minimizar a importância do que está acontecendo.
Além disso, quero trazer para você o conceito de congruência. Nosso cérebro age em congruência com o que falamos ou sentimos, por exemplo, se eu disser pra você agora “estou muito feliz nesse momento”, mas estiver falando baixo, com os ombros caídos, o olhar baixo, você acredita que eu estou feliz? Provavelmente não! Mas se eu falar: “estou muito feliz agora” Com um sorriso no rosto, postura ereta, falando alto, isso soa diferente para você, não é? No primeiro exemplo eu não estava sendo congruente com o que estava falando, e no segundo sim, essa é a diferença. Claro que minha reação foi proposital, mas quando você está naquele dia ruim, você se sente desanimado e automaticamente você fica mais arqueado, fala mais baixo, você vai sendo congruente com o que você está sentindo e isso acaba te deixando ainda pior.
E porque estou te falando tudo isso? Justamente porque nosso cérebro procura ser congruente com nossas ações, com nossos sentimentos e a ideia é que você se reaja ao contrário do que você está sentindo. Se quando você está triste ou feliz você costuma ter uma postura congruente a isso, se você mudar a sua postura, você força seu cérebro a ser congruente com sua nova postura e ele começa a liberar neurotransmissores para atingir esse objetivo. Ou seja, naquele dia que bateu aquela bad, por mais que sua vontade seja ficar o dia todo jogado no sofá chorando, procure fazer exatamente o contrário, busque fazer algo que você gosta, fale mais alto, se movimente, mantenha sua postura. Agindo desta forma você conseguirá ter uma perspectiva diferente do seu dia e das coisas ruins que estão acontecendo, isso contribuirá até para que você encontre a solução para a situação.
Eu realmente desejo que seu dia esteja sendo maravilhoso, mas caso ele não esteja tão bom, experimente colocar em prática o princípio da congruência e depois me conta se te ajudou.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Instagram: @psicoalinebedin