Marcos Vinícius Pedroso | 21/12/2022 13:25

21/12/2022 13:25

41629 visualizações

Cinco sinais de que você é maduro emocionalmente

Ter maturidade emocional significa você ter controle de suas emoções. A maturidade emocional está ligada, por exemplo, a saber como reagir frente a situações estressantes, ou a situações de medo. A maturidade emocional é também conhecida como inteligência emocional e pode ser desenvolvida ao longo da vida. Existem alguns sinais que mostram que você é maduro emocionalmente, são eles:

Escutar mais do que fala: Pessoas maduras emocionalmente tendem a observar as situações ao seu redor e reconhecem a importância do silêncio. Além disso, entendem que os diálogos não giram ao redor de si e não têm a necessidade de citar exemplos pessoais ou dar conselhos o tempo todo.

Aproveitar a própria companhia: A maturidade emocional permite às pessoas encontrar prazer e tranquilidade em ficar na própria companhia. Têm autoconhecimento, uma conexão pessoal profunda e sabe reconhecer seus próprios limites e necessidades. Enfim, sabe aproveitar os momentos a sós sem sentir solidão.

Conseguir se colocar no lugar do outro: A inteligência emocional também permite conhecer a si mesmo, entender seus sentimentos, respeitar seus limites. Essas pessoas desenvolvem o autoconhecimento e se tornam capazes de perceber também a necessidade das pessoas ao seu redor e a partir disso se colocar no lugar delas, o que as faz agir de maneira mais assertiva com as pessoas.

Aceitar melhor os próprios erros:  Ser maduro emocionalmente propicia que a pessoa se olhe com mais autocompaixão e aceite seus erros como aprendizagem, ao invés de ficarem se martirizando e menosprezando por algo que deu errado.

Se expressar melhor: A pessoa que tem a inteligência emocional desenvolvida é capaz de conduzir diálogos de maneira onde consiga expressar sua própria opinião sem agredir a outra pessoa. Ela utiliza as palavras a favor das suas emoções e das emoções das outras pessoas também.

Você tem esses 5 sinais de maturidade emocional, ou está precisando desenvolvê-los?

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário