Lance Notícias | 23/03/2022 09:19

23/03/2022 09:19

19758 visualizações

Atividade física e saúde mental, o que uma tem a ver com a outra?

Tem tudo a ver! Já não é segredo para ninguém que fazer exercícios físicos melhoram a sua saúde, previnem doenças, melhoram a sua qualidade de vida e todas essas informações acabam levando seu pensamento automaticamente para as questões de saúde e bem-estar físicos, entretanto, além de todos esses benefícios, a atividade física contribui diretamente para a melhora da sua saúde mental.

Isso acontece porque quando você pratica atividade física algumas substâncias são liberadas no seu organismo, como a dopamina e a serotonina por exemplo. Quando ocorre essa liberação você tem uma sensação de bem-estar. Hoje já se sabe, por exemplo, que o aparecimento da ansiedade e da depressão tem ligação com alterações nos níveis de dopamina e serotonina, inclusive, o exercício físico é recomendado como parte do tratamento para essas duas patologias.

Mesmo que neste momento você não tenha nenhum problema de saúde (física ou mental), a atividade física sempre lhe trará benefícios, por isso tenho duas dicas para você começar a incluí-las na sua rotina.

A primeira dica é você descobrir que tipo de exercício você gosta de fazer, academia, caminhada, esporte em grupo (futebol, vôlei, tênis), andar de bicicleta, pilates, yoga, dança, são várias as opções, basta você experimentar e descobrir qual você se adapta.

A segunda dica é você convidar mais alguém para fazer essa atividade com você. É mais fácil manter a consistência nas atividades quando tem mais alguém fazendo com você, pois você se compromete com a outra pessoa. No geral, quando assumimos um compromisso com nós mesmos, é mais fácil deixar de lado do que quando assumimos com outra pessoa.

E a terceira dica é, comece devagar. Se até o momento você não faz nenhuma atividade, não adianta querer fazer horas por dia, porque logo você cansa e desiste. Inicialmente faça de duas a três vezes na semana e conforme você vai se adaptando, aumenta a frequência.

E agora eu te convido a marcar uma data para começar, mas precisa ser uma data próxima, dentro de uma semana, no máximo e, principalmente, precisa começar de fato.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário