Sim, estamos chegando ao final de mais um ano e precisamos em primeiro lugar agradecer pela oportunidade de estarmos aqui. Eu verdadeiramente não sei como foi 2022 para você, que alegrias ou desafios ele te trouxe, mas sempre há motivos para agradecer. Seja pelas conquistas, ou seja pelos aprendizados.
Hoje, 28 de dezembro eu proponho para você parar e fazer um balanço de 2022. Pegue um papel e uma caneta, faça um risco para dividir o papel ao meio, em um dos lados escreva as coisas pelas quais você tem a agradecer, coisas que foram boas. No outro lado, escreva as coisas que você considera que deram errado em 2022. Em seguida, olhe para as coisas boas e agradeça por cada uma delas. Mas agradeça de maneira verdadeira, sentindo realmente o sentimento de gratidão. Depois, com as coisas que deram errado, procure avaliar o porquê elas deram errado, escreva isso também no papel. Se o que deu errado neste ano você quer consertar no ano novo, escreva de que maneira você pode fazer diferente para mudar seu resultado.
Aproveite também para projetar seu 2023. Para isso você pode responder às seguintes perguntas:
O que desejo conquistar em 2023?
Qual o primeiro passo na direção desta conquista?
O que mais devo fazer para conseguir isso que eu quero?
O que pode me atrapalhar de conquistar o que desejo?
O que posso fazer para evitar que isso me atrapalhe?
Para você entender melhor, vou usar um exemplo bem prático e que é desejo de muitas pessoas: Emagrecer.
O que desejo conquistar em 2023? Emagrecer 10 kg
Qual o primeiro passo na direção desta conquista? Procurar uma nutricionista para fazer uma reeducação alimentar.
O que mais devo fazer para conseguir isso que eu quero? Iniciar exercícios físicos, fazer terapia, modificar as compras no mercado…
O que pode me atrapalhar de conquistar o que desejo? Impulsividade na hora de comer, ter guloseimas à disposição, não ter em casa os alimentos que devo comer…
O que posso fazer para evitar que isso me atrapalhe? Trabalhar a impulsividade em terapia, comprar alimentos corretos no mercado, ir às comprar sem fome…
Esse é só um exemplo para você se basear. É importante que você responda a essas perguntas, pois assim quando o problema aparecer, você já tem a solução, basta colocar em prática. Fazer um 2023 diferente e melhor que 2022 depende única e exclusivamente de você. E já começa a contar a partir de agora. Se você quer realizar qualquer mudança neste novo ano você precisa se comprometer com o que precisa ser feito e, isso muitas vezes vai significar abrir mão de coisas que você quer fazer para fazer o que precisa ser feito. Vamos juntos fazer um 2023 melhor?
Feliz Ano Novo para você, cheio de alegrias e realizações.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin