Lance Notícias | 01/06/2022 09:53

01/06/2022 09:53

42560 visualizações

Há dois lobos dentro de você!

A reflexão que eu quero trazer para você hoje é pautada na parábola dos dois lobos. Conta a história que os anciões Cherokee estavam preocupados com um dos rapazes da tribo que, por se sentir injustiçado, tornou-se muito agressivo. O avô do menino o leva para uma floresta próxima onde eles podem contemplar dois lobos, então ele diz ao rapaz o seguinte:

– Sabe, meu neto, em nosso interior, todos temos dois lobos. Esses lobos estão constantemente lutando, uma luta terrível com a qual nem todas as pessoas têm facilidade em lidar.

– Dois lobos, como isso funciona? – perguntou o neto com inocência.

– Todos temos dentro de nós dois lobos completamente diferentes. Um deles é mau, e representa todos os sentimentos ruins que podem existir em um ser humano: a raiva, a inveja, o ciúme, a ganância, o orgulho, o ressentimento, os medos, a mesquinhez, a culpa, o ego, e a arrogância. No entanto, o outro lobo é exatamente o oposto, representa tudo que é bom em uma pessoa: a bondade, o amor, a esperança, a generosidade, a alegria, a paz, a fé, e a verdade. – Explicou o ancião.

Então, o rapaz perguntou:

– E qual dos dois lobos é mais forte? Qual deles vence a luta?

– Isso, meu neto, depende de cada um de nós. Depende de qual deles vamos alimentar.

Exatamente assim como na parábola dos dois lobos é na sua vida. Tudo o que você escolher alimentar se fortalecerá dentro de você. Relembre uma situação em que você brigou ou discutiu com alguém. Se depois que a briga acabar você ficar repassando em sua mente o que aconteceu, imaginado o que poderia ter falado diferente, você continuará sentindo raiva.

Isso acontece porque a cada vez que você relembra o que aconteceu você está alimentando a raiva que essa situação despertou em você. Por outro lado, se você não ficar remoendo essa história, a raiva também passará.

Muitas vezes é difícil escolher não alimentar o lobo mau que há dentro de você, pois ele representa sentimentos e emoções muito intensas. Entretanto, você pode sempre escolher o que você quer alimentar em sua vida. E você, qual dos dois lobos está alimentando?

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário