Comunidade

Lance Notícias | 29/09/2021 18:32

29/09/2021 18:32

33177 visualizações

Talento: morador do Bairro São Daniel se destaca na produção de facas

Leandro Tibolla tem 35 anos, nasceu em São Domingos e atualmente mora em Seara, onde é conhecido por produzir facas artesanais. Há cinco anos ingressou no ramo da cutelaria, no início por curiosidade e também pela afinidade com a area. Segundo ele, no começo teve bastante dificuldade em executar todo o processo, pois não tinha […]

Talento: morador do Bairro São Daniel se destaca na produção de facas

Leandro Tibolla tem 35 anos, nasceu em São Domingos e atualmente mora em Seara, onde é conhecido por produzir facas artesanais.

Há cinco anos ingressou no ramo da cutelaria, no início por curiosidade e também pela afinidade com a area.

Segundo ele, no começo teve bastante dificuldade em executar todo o processo, pois não tinha o conhecimento completo. Com o passar o tempo, especializou-se com curso on-line com o master smith Eduardo Berardo, onde entendeu de fato como funcionava a usinagem, o tratamento térmico, o forjamento e os outros vários processos.

Além de trabalhar com a produção de facas, Leandro também é vigilante em uma escola, não conseguindo dedicar-se 100% à cutelaria. Sua média de produção varia de 15 a 20 facas por mês, sendo elas aço damasco e carbono simples.

Leandro já é bastante conhecido em outras regiões, já chegou a fazer encomendas para o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até para Flórida, nos Estados Unidos.

— Pretendo continuar trabalhando futuramente apenas como cuteleiro e me tornar um master smith, que é a maior graduação dentro da profissão — comenta Leandro.

Atualmente ele está participando do projeto de um livro “Legacy of Steel (Legado de Aço)” sobre cutelaria, que será lançado no final de outubro. Na avaliação do projeto, foram selecionados 365 cuteleiros e uma das etapas foi preciso produzir uma lâmina que atendesse certos critérios técnicos, o qual ele conseguiu e foi selecionado.

Acompanhe agora o passo a passo de como Leandro produz as facas:

  • Primeiro ele começa forjando a barra de aço na máquina

 

  • Depois ele termina o forjamento de forma manual

 

  • Depois ele começa a fazer o perfil da lâmina

 

  • Acabamento manual, para que não fique nenhum risco visível na lâmina

 

  • Após o acabamento, ele faz o molde do cabo

 

  • Por último, depois da faca estar toda montada, Leandro deixa a lâmina dentro de um ácido e lava por diversas vezes até que ela alcance a cor e brilho ideal.

 

Confira agora o resultado de alguns trabalhos:

 

 

Deixe seu comentário