Polícia

Marcos Vinícius Pedroso | 23/09/2021 09:40

23/09/2021 09:40

7230 visualizações

Polícia Federal deflagra crimes de descaminho e lavagem de dinheiro no oeste

Polícia Federal deflagra crimes de descaminho e lavagem de dinheiro no oeste

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje, 23/09/2021, em Dionísio Cerqueira/SC a operação com o objetivo de desarticular um grupo que atua no descaminho de produtos eletrônicos trazidos do Paraguai, com empresas nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó/SC, em residências de seis pessoas no Município de Medianeira/PR. Os investigados são suspeitos de atuarem na importação clandestina e comércio de produtos eletrônicos, sonegação tributária, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A investigação iniciou no ano de 2019, as mercadorias foram apreendidas em uma tentativa de enviar produtos por meio de uma agência dos Correios na cidade de Campo Erê/SC, produtos com notas fiscais irregulares, a maioria das vendas se davam por meio de plataformas online e em nome de pessoas interpostas (laranjas).

O grupo começou a atuar ainda no final dos anos 90, a estratégia usada foi a de criar dezenas de empresas de fachada, em diferentes municípios, que atuavam por algum tempo e depois tinham suas atividades encerradas.

Dados indicam que somente entre os anos de 2017 e 2020 o grupo empresarial movimentou mais de 17 milhões de reais, realizando diversas operações típicas de lavagem de dinheiro.

Durante as buscas de hoje, ainda foram encontrados animais silvestres em cativeiro sem a devida documentação, os quais foram apreendidos e removidos pela Polícia Ambiental.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Descaminho, Associação Criminosa, Lavagem de Capitais, Sonegação Fiscal e Crime Ambiental. Por esses crimes as penas culminadas podem chegar a 22 anos de prisão.

Deixe seu comentário