Comunidade

Lance Notícias | 19/10/2021 19:32

19/10/2021 19:32

46834 visualizações

Mesmo com preconceito, é um trabalho que gosto, diz gari de Seara

Ivanilde Dias acorda todos os dias com a missão de deixar os locais mais limpos e com boas condições, em Seara. Natural de Lindóia do Sul, foi em Seara que decidiu morar e criar as quatro filhas. Há 13 anos atuando como gari, Ivanilde comenta sobre o amor ao trabalho que realiza. – Eu gosto […]

Mesmo com preconceito, é um trabalho que gosto, diz gari de Seara

Ivanilde Dias acorda todos os dias com a missão de deixar os locais mais limpos e com boas condições, em Seara.
Natural de Lindóia do Sul, foi em Seara que decidiu morar e criar as quatro filhas.

Há 13 anos atuando como gari, Ivanilde comenta sobre o amor ao trabalho que realiza.

– Eu gosto de trabalhar, mesmo com muito preconceito é um serviço que gosto de fazer – diz.

Como a vida sempre tem altos e baixos, o dia a dia como gari é desafiador, por conta disso, existem momentos que ficaram marcados ao longo deste tempo de trabalho.

– É uma luta diária, tem momentos bons e ruins também. O que mais me marcou foi um dia em que eu estava varrendo e uma moça passou por mim, sacudiu os pés com cara de nojo e disse: por que você não para de varrer quando a gente passa? Eu não estava incomodando, apenas disse que não, pois se cada um que passa eu parar de varrer não consigo trabalhar – explica.

Em contrapartida, há muitas pessoas boas que Ivanilde conhece durante seu horário de serviço, os turnos começam às 05h até às 11h.

As visões da comunidade 

– Posso dizer que uma parcela da sociedade nos vê bem, temos bons chefes. Dá pra dizer que metade dos que passam por mim sempre me cumprimentam. A rotina é cansativa, mas vamos à luta – comenta.

Após 20 anos residindo no município, Ivanilde é só elogios, com ela, não se tem tempo ruim.

– A classe que faz a limpeza das ruas não pessoas que sempre limpos e confortável, mas é um serviço digno e eu faço com muito orgulho – fala.

Há aproximadamente cinco meses, na parte da tarde, Iva dedica seu tempo trabalhando em uma mecânica.

– Um tempo atrás fazia faxina, mas não gostava muito. Então fazia meio período na rua, logo apareceu a oportunidade de trabalhar na mecânica – destaca.

Nos intervalos do trabalho e horas vagas, Iva gosta de tomar seu bom chimarrão, deixar a casa limpa e brincar com os netos.
Segundo Ivanilde, com a chegada da Pandemia o acúmulo de lixo tornou-se ainda maior.

– Com a Pandemia as coisas pioraram, as pessoas não cuidam, jogam muito lixo no chão. As vezes dá pra ver, estão do lado do lixo, mas não fazem a destinação correta – explica.

Esposa, mãe, avó e bisavó, Ivanilde relata sobre os grandes aprendizados que a profissão lhe ensinou e, ainda destaca sobre sua fé em Deus.

– Eu morava no interior, então aprendi muita coisa aqui na cidade. Conheci e diariamente conheço muitas pessoas boas. Confio muito em Deus, se ele não tivesse junto de mim não estava aqui – finaliza.

Sem planos de deixar a profissão, Iva segue com seu carinho pelos principais pontos da cidade, usado máscara, mas sempre com um bom sorriso no rosto

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.