O atendimento do Pronto-Socorro de um hospital deve ser preferencialmente procurado em casos de urgência e emergência. Você sabe a diferença entre urgência e emergência? Os casos de urgência são aqueles que podem evoluir para um caso de emergência, que oferece um grau menor de perigo, mas ainda assim, com riscos elevados. Os de emergência […]
O atendimento do Pronto-Socorro de um hospital deve ser preferencialmente procurado em casos de urgência e emergência.
Você sabe a diferença entre urgência e emergência?
Os casos de urgência são aqueles que podem evoluir para um caso de emergência, que oferece um grau menor de perigo, mas ainda assim, com riscos elevados.
Os de emergência são os de casos de vida ou morte, e exigem maior rapidez no atendimento, pois oferecem grande risco e alto perigo ao paciente.
Alguns exemplos de atendimentos de emergência são: falta de ar intensa, mal súbito, dores expressivas no peito, trabalho de parto, acidentes, traumas, fraturas, convulsões, ferimento por arma de fogo ou arma branca, infarto, AVC, cortes e hemorragias, afogamento, queimaduras, picadas de animais peçonhentos, inconsciência, febre acima de 39,5°C etc.
Todos os hospitais trabalham com a classificação de risco, que são dívidas em cinco cores sendo elas:
– Vermelho: quando apresenta perigo à vida, o atendimento deve ser realizado imediatamente.
– Laranja: quando possui gravidade média, o tempo de espera deve ser de até dez minutos.
– Amarelo: neste caso, o tempo de espera é de até 60 minutos, pois o paciente apresenta um quadro estabilizado.
– Verde: o tempo de espera pode ser de até duas horas, pois é quando o paciente está em um risco baixo à vida.
– Azul: quando o quadro do paciente não apresenta risco à vida, o tempo de espera chega ser até quatro horas.
Nas classificações amarela, verde e azul, os pacientes são orientados a procurar um posto de saúde mais próximo, para que seja feito um atendimento mais efetivo.