Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Concórdia, em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados
Na manhã desta quinta-feira (05), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação “Patris Dolus”, em Concórdia, Santa Catarina. A ação faz parte de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Concórdia, com foco em crimes contra a Administração Pública, especialmente fraudes em licitações.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Seara no WhatsApp
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Concórdia, em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados. A operação tem como alvo a atuação de um ex-secretário municipal, suspeito de ajustar previamente licitações públicas em conluio com outros envolvidos, com o objetivo de frustrar a competitividade dos certames realizados no município.
O nome “Patris Dolus” foi escolhido para refletir a natureza da fraude investigada, na qual pai e filho teriam colaborado para favorecer a empresa investigada em contratos públicos. O termo “Patris” significa “pai” em latim, enquanto “Dolus” refere-se a “fraude” ou “engano”, destacando o caráter conspiratório da ação.
A investigação segue em sigilo, e novas informações serão divulgadas à medida que os autos forem tornados públicos. O GAECO, uma força-tarefa formada por várias instituições, incluindo o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, a Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros, atua na identificação e repressão de organizações criminosas em todo o estado.