A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou o mês de agosto como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde da criança. Em entrevista ao Lance Seara, a enfermeira Janete Alessi, de 47 anos, destacou os benefícios […]
A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou o mês de agosto como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde da criança.
Em entrevista ao Lance Seara, a enfermeira Janete Alessi, de 47 anos, destacou os benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
– No leite está o alimento Completo pois estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras necessárias para o seu completo e correto desenvolvimento. Ele ainda contém substâncias essenciais para proteger o bebê contra doenças – explica.
Entre os benefícios destaca-se os seguintes
• Diminui a cólica dos primeiros meses e por isso acalma o bebê;
• O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;
• A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
• Sempre pronto e na temperatura certa;
• Ajuda na formação da dentição e fala do bebê;
Vantagens para a mãe
• Diminui o risco de câncer de mama, endométrio e de ovário;
• Aumenta os laços afetivos entre mãe e filho;
• Diminui sangramento na mãe após o parto;
• Faz o útero voltar mais rápido ao normal, pois libera prolactina e ocitocina que ajudam na contração uterina;
• É econômico, prático e não precisa ser comprado;
• Não é necessário esterilizar nenhum utensílio e por isso pode acontecer em qualquer local;
Amamentação exclusiva
– Amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida;
– Não existe leite fraco
– O leite dos primeiros dias se chama colostro é o principal alimento nas primeiras horas de vida do bebê, ele protege o bebê de doenças e é de fácil digestão.
Horários da amamentação
Quanto aos horários da amamentação, o ideal é que a ela seja feita em livre demanda, isto é, sempre que o bebê quiser. Inicialmente o bebê poderá ter a necessidade de mamar a cada 2h durante o dia e a cada três a quatro horas à noite. Aos poucos sua capacidade gástrica irá aumentando e já será possível comportar uma quantidade maior de leite, aumentando o espaço de tempo entre as mamadas.
Por quanto tempo devo amamentar?
A amamentação é recomendada até o segundo ano de vida da criança, sendo indicado o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, apenas o leite materno deve ser oferecido. Ele é um alimento completo inclusive água, por isso não precisa oferecer agua quando o aleitamento é exclusivo. Muitas pessoas, no entanto, acreditam que ele não será capaz de garantir todos os nutrientes adequados para o bebê e acabam fornecendo outros alimentos.
Amamentar é um ato de amor