Daiane Caroline Hein | 24/05/2023 10:01

24/05/2023 10:01

25768 visualizações

Você tem sido sua prioridade?

Você cuida de si mesmo tão bem quanto cuida dos outros? Se eu te pedir para fazer uma lista com as pessoas mais importantes da sua vida, em qual posição você estará?

Parece um pouco estranho, mas é bastante comum as pessoas colocarem outras pessoas como prioridade em sua vida e se deixarem em segundo plano. O grande problema disso é que você esquece de cuidar de si mesmo para se dedicar às outras pessoas. E não que você não possa se importar e se dedicar com as pessoas que você ama, está tudo bem fazer isso, mas tão importante quanto isso é você cuidar de você mesmo. Afinal, a única pessoa que estará contigo o tempo todo é você mesmo.

É interessante perceber que além de se preocupar com todo mundo, a todo momento você trava uma batalha interna, se cobrando pelas coisas que você é obrigado a fazer e tentando equilibrar isso com as coisas que você gosta de fazer. Provavelmente você tem vivências que você não compartilha com ninguém, se cobra também para dar conta de tudo e para cuidar de todos ao seu redor. E, nesse processo você esquece de cuidar de você, tanto da sua saúde física quanto da mental e só se da conta disso quando você adoece.

Um exemplo bem comum de priorizar os outros é você não conseguir dizer não para as outras pessoas, mesmo quando sua vontade é essa. E você vai acumulando nãos não ditos e vai se sobrecarregando, vai trazendo cada vez mais responsabilidades para si e por fim, acaba adoecendo. E é neste momento que as coisas ficam ruins mesmo, porque você se vê sem capacidade de fazer tudo o que se comprometeu deixando o outro na mão e sem cuidar de você mesmo. Nesse momento além de adoecer, você é tomado pela culpa de não conseguir cuidar dos outros da maneira como gostaria.

É importante lembrar que você pode sim cuidar do todo mundo, mas você precisa primeiro cuidar de você, entender seus limites, ter claro o que é possível para você fazer ou não, assim você se coloca em primeiro lugar e tem mais disposição para cuidar das pessoas ao seu redor, que são tão importantes para você. Lembre-se, você precisa estar bem para ser suporte para outras pessoas, então o primeiro passo para cuidar de outras pessoas, é cuidar de si primeiro.

Deixe seu comentário