Daiane Caroline Hein | 22/03/2023 10:30

22/03/2023 10:30

12436 visualizações

É assim que o estresse se transforma em depressão

Primeiramente, precisamos entender o que o estresse é uma resposta fisiológica frente a percepção de alguma ameaça, é um processo normal do nosso organismo e até certo ponto nos traz benefícios. Podemos dividir o estresse em agudo e crônico. Quando você percebe alguma ameaça, isso dispara em seu organismo uma resposta de estresse, onde são liberados na sua corrente sanguínea adrenalina e cortisol, dessa forma você é estimulado a agir. Assim que o problema é resolvido, o seu cérebro para a liberação da adrenalina e do cortisol e tudo volta ao seu equilíbrio. Este é o estresse agudo, que provavelmente não te trará maiores complicações.

Quando falamos em estresse crônico, você continua exposto às mesmas ameaças e tendo as mesmas reações, porém, por um tempo prolongado. Nessa situação seu cérebro não identifica que o problema foi resolvido e continua liberando adrenalina e cortisol na corrente sanguínea, o que causa várias alterações no seu organismo. Uma delas é a diminuição na produção de dopamina e noradrenalina que responsáveis pela sensação de bem estar, e isso pode desencadear a depressão.

E uma dica para ajudar você a diminuir o estresse e evitar que ele evolua para depressão é que faça algum tipo de exercício físico, de preferência uma atividade aeróbica, pois vai ajudar você a equilibrar novamente a produção dos neurotransmissores no seu organismo. Se for possível, faça essa atividade física com alguém, isso aumenta as chances de você continuar, porque você se compromete com a outra pessoa também. É importante é que seja algo que você goste de fazer.

Outra dica é praticar a meditação. Quando você a pratica, aprende a organizar seus pensamentos, a focar seus pensamentos no que você quiser focar. Procure um vídeo com uma meditação guiada, torne isso um hábito na sua vida, pratique todos os dias e você vai perceber a diferença. Essas dicas servem para o controle do estresse, mas você pode usa-las para ajudar no tratamento da ansiedade e da depressão também.

Deixe seu comentário