Um carregador de água da índia levava dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara… Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim do caminho entre o poço e a casa do chefe. Enquanto isso, o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe. É claro que o homem estava envergonhado por realizar apenas a metade da tarefa. Desanimado o carregador desabafou com um homem que estava à beira do poço:
– Estou envergonhado porque nesses dois anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no pote faz com que a água vaze por todo o caminho até a casa do meu patrão. O defeito desse pote me envergonha!
O homem sentindo pena do carregador convidou para que ele o acompanhasse pela estrada onde ele, o homem do pote, caminhava todos os dias carregando água para seu chefe. E, à medida que eles subiam a montanha, foram reparando nas lindas flores que brotavam no caminho.
O carregador percebeu então que o velho pote rachado que vazava permitia aquela maravilha… porque só havia flores no lado em que a água ia pingando e regando o chão.
Muitas vezes nos deparamos com algumas situações e conseguimos enxergar apenas o lado negativo delas, porém, se mudarmos nosso ponto de vista sobre a situação podemos começar a enxergar coisas positivas. Tudo se trata de uma questão de mudança de ponto de vista.
Enquanto você estiver focado somente no problema, você não conseguirá encontrar uma solução. A ideia aqui é que você busque olhar sempre para a solução, esteja aberto para descobrir novas formas de resolver um mesmo problema. Procure imaginar como será quando o problema estiver resolvido? Depois disso, entenda quais ações você precisa colocar em prática para chegar na resolução do problema e coloque a mão na massa.