Eu imagino que você já tenha ouvido falar sobre autoestima muitas vezes, mas você sabe o que é?
Etimologicamente falando AUTO significa “si mesmo” e ESTIMA “valorizar, apreciar”, logo autoestima significa o quanto você valoriza e aprecia a si mesmo. O grande problema é que muitas vezes sua autoestima fica baixa e acaba te trazendo vários problemas, como querer agradar a todos, não conseguir dizer não para a pessoas, se sentir inferior aos outros, não confiar em você mesmo, entre vários outros.
A sua autoestima vai sendo construída por você mesmo ao longo de sua história, sempre baseada nas suas próprias vivências, tudo o que você vai aprendendo desde a sua infância influenciará na maneira como você enxerga a si mesmo. Então, se na sua infância você ouvia as pessoas ao seu redor dizendo para você que você não era capaz, desencorajando você de tentar coisas novas, hoje provavelmente você tem muito medo de fazer as coisas por si mesmo, de arriscar, de encarrar novos desafios, você não acredita na sua capacidade, por isso deixa de fazer muitas coisas que gostaria. A boa notícia é que isso pode ser mudado, você pode melhorar a sua autoestima enfrentando justamente o que você teme.
Se você gostaria de ser uma pessoa mais segura, mais corajosa, comece enfrentado coisas que não te tragam tanto medo. Por exemplo, se permita provar uma comida diferente, parece algo sem sentido, mas quando você prova, por decisão sua e você percebe que não acontece nada de ruim, você vai se tornando mais confiante. A ideia é que você vá se desafiando com coisas bem simples do seu dia a dia, mas que você não tem o hábito de fazer, por mais simples que sejam, pois, a longo prazo você vai ganhando confiança em você mesmo.
Procure compreender também quais são os seus pontos fortes e dê valor a eles. Pense, pelo que as pessoas costumam elogiar você? Em que situações as pessoas recorrem a você para pedir ajuda?
O que as outras pessoas têm dificuldade e você faz com tranquilidade? Responder a essas perguntas te ajudará a perceber quais são as suas forças, depois é só começar a utilizá-las a seu favor. Por mais que você não consiga enxergar neste momento, você possui diversas qualidades, talvez só precise olhar por outro ângulo.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin