Daiane Caroline Hein | 21/06/2023 10:02

21/06/2023 10:02

27235 visualizações

Você em foco: 3 dicas para sair de uma crise de pânico

O primeiro ponto que preciso esclarecer é como é uma crise de pânico, para que você possa reconhecer quando tiver uma. Normalmente a crise de pânico se apresenta com dificuldade para respirar, o coração fica acelerado, pode apresentar tontura também, sensação de desmaio, formigamentos. Junto com tudo isso vem um medo muito grande de morrer, porque você acha que está infartando, o medo de enlouquecer é bastante comum também e pode aparecer também o medo de ter uma nova crise. Crise de pânico é o episódio em que você sente esses sintomas, é muito intensa. Transtorno de pânico é quando essas crises se tornam frequentes e há o medo de ter novas crises. O transtorno de pânico nada mais é do que ansiedade.

Agora que você já entendeu o que é, vou te trazer algumas maneiras de sair rapidamente de uma crise de pânico. Estou considerando aqui que você já foi ao médico quando teve esses sintomas e nada físico foi diagnosticado. Neste caso, você deve lembrar que por pior que seja a crise de pânico, nada de ruim vai te acontecer. Por mais medo que você sinta neste momento, lembra que a crise é uma resposta do seu organismo frente alguma ameaça que ele identificou e assim como ele gerou a crise, ele vai conter. Mesmo que você não faça nada, a crise passará. Ou alguma vez você teve crise de pânico e os sintomas nunca mais foram embora?

O segundo passo é você fazer a respiração diafragmática, que consiste em inspirar o ar lentamente pelo nariz, enquanto sua barriga sobe e expirar ainda mais lentamente pela boca enquanto sua barriga desce. Essa respiração ativa o sistema nervoso parassimpático que atua como calmante natural do seu organismo. Ao ritmar a sua respiração, os sintomas diminuem, porque durante a crise você hiperventila (respira rápido demais) e isso causa vários sintomas.

O terceiro passo é você buscar uma mudança de foco dos teus pensamentos. durante a crise você acaba dando muita atenção aos sintomas que está sentindo e isso faz com que a crise se prolongue. Busque conversar com alguém sobre algum assunto qualquer, ou resolva uma conta de matemática bem difícil, isso vai fazer você focar na conta e não nos sintomas.

Espero que essas dicas te ajudem a se livrar de uma crise de pânico. E se tiver alguma dúvida, fique a vontade em me chamar.

 

Aline Bedin

Psicóloga, CRP 12/10514

Instagram: @psicoalinebedin

WhatsApp: (49) 98414-6352

Deixe seu comentário