Lance Notícias | 10/09/2022 16:58

10/09/2022 16:58

28039 visualizações

Porque engordamos?

Nas últimas décadas a população está comendo mais calorias diariamente, algumas pessoas não engordam, algumas engordam um pouco e outras ganham muita cordura, justamente porque estão com um superávit calórico muito alto.

Estamos comendo não apenas mais carboidratos, mas também mais gorduras e proteínas. O problema é o que todo mundo já deveria saber, comemos mais alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar, sal e aditivos químicos de sabor.

As indústrias de alimentos investem pesado para tornar esses alimentos mais saborosos e mais baratos porque a concorrência é alta entre eles. Hoje em dia é muito mais fácil comer fora de casa e pagar barato, consequentemente comemos menos alimentos saudáveis, como vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais.

Existem muitos indivíduos magros que se alimentam tão mal quanto indivíduos obesos, por isso a genética também é um fator determinante no ganho de peso. Os indivíduos que ganham muita gordura com facilidade normalmente possuem menor sensibilidade à insulina e maior eficiência metabólica, o que favorece o armazenamento de gordura. Ninguém ganha gordura só porque ingere açúcar, refrigerante, gorduras etc.

Ganhamos peso quando simplesmente ingerimos mais calorias do que gastamos, e nesse sentido SIM os alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras tendem a contribuir mais para gerar um SUPERÁVIT CALÓRICO. Eles apresentam alta densidade energética, são pobres em micronutrientes e fibras, e dificultam o controle da SACIEDADE.

Ou seja, se você está tentando diminuir seu percentual de gordura e peso na balança, aposte em alimentos de “verdade” (carnes, cereais, grãos, frutas e vegetais).

Procure um profissional da área para te auxiliar.

Nutricionista Elisabete de Oliveira Crn 10-5420
Personal Ewerton Nardi Cref – 023608-G/SC
@casalfitnes_betynany

Deixe seu comentário