Lance Notícias | 06/10/2021 08:42

06/10/2021 08:42

42264 visualizações

Sua fala influencia na resposta que você recebe!

Você já observou que, quando alguém fala com você de maneira grosseira, a chance de você responder da mesma maneira é maior? Eu costumo dizer que nós reagimos como se fossemos um espelho do outro e é claro que o contrário também é verdadeiro. E precisamos lembrar que um espelho só vai refletir o que está diante dele.

Por exemplo, imagine uma situação em que você precisa fazer uma crítica a alguém. Essa pessoa tinha uma tarefa para cumprir, você explicou a ela como deveria fazer, mas ela fez errado. Se você chegar para essa pessoa exaltado dizendo: “Mas você não faz nada direito mesmo, adianta o que te pedir pra fazer alguma coisa se agora eu tenho que consertar o erro que você fez?” Provavelmente quem está ouvindo isso ficará exaltado também, pode ser que responda para você da mesma maneira, usando inclusive o mesmo tom de voz. Certamente, nesta situação os dois terminarão a conversa muito estressados.

Por outro lado, se nessa mesma situação você utilizar seu tom de voz normal e disser o seguinte: “olha, eu sei que você se esforçou, mas neste ponto, se você tivesse feito assim, o resultado seria melhor. Nessa situação, muito provavelmente quem está ouvindo a crítica reagirá de maneira mais amena que na situação anterior e o nível de estresse, seu e do outro, será muito menor.

Eu verdadeiramente não sei qual maneira você costuma utilizar para fazer uma crítica a alguém, mas posso te garantir que a segunda maneira traz resultados muito melhores do que a primeira. Se você já usa essa segunda forma para se expressar, ótimo, continue. E caso você esteja usando a primeira, a partir de hoje você tem a oportunidade de começar a fazer diferente.

 

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário