Comunidade

Lance Notícias | 22/06/2022 13:30

22/06/2022 13:30

8756 visualizações

Xavantina conta com o Coral Viva Voz a mais de 20 anos

As aulas do grupo Coral Viva Voz reiniciaram da 1ª semana de março deste ano. O projeto faz parte das inovações e projetos culturais implantados no município ainda em 2001 e conta com o apoio da prefeitura Municipal de Xavantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. De acordo com Thuane Gandolfi, […]

Xavantina conta com o Coral Viva Voz a mais de 20 anos

As aulas do grupo Coral Viva Voz reiniciaram da 1ª semana de março deste ano. O projeto faz parte das inovações e projetos culturais implantados no município ainda em 2001 e conta com o apoio da prefeitura Municipal de Xavantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

De acordo com Thuane Gandolfi, secretária da Educação, Cultura e Esporte de Xavantina, o grupo conta atualmente com 19 participantes de várias idades, tanto adolescentes, como jovens e adultos.

O Coral tem a responsabilidade de se apresentar em eventos, festas italianas populares da região e de regiões vizinhas. Todos os componentes trabalham para promover e divulgar o projeto e para a manutenção do mesmo o coral promove o Encontro de Corais.

— A festa é tradicional no município e neste ano ela ocorre do dia 10 de setembro, com a apresentação de vários corais da região e com um jantar, cujos recursos revertem para manter as atividades — comenta.

O lema do grupo é “Bom mesmo é cantar” e tem como objetivo interagir com a diversidade cultural local e regional, valorizar e viabilizar a importância da história local e trabalhar a arte através do canto e dar acesso a todas as pessoas interessadas e que gostam de cantar.

— É um trabalho importante, por que cantamos a cultura do nosso povo, valorizando as canções populares que resgatam o valor histórico do povo, principalmente de nossos desbravadores que tem no canto, uma identificação com suas características, usos e costumes — ressalta.

Segundo Thuane a língua Taliam, é o dialeto falado pelos descendentes de italianos, bem como de costumes dos agricultores pioneiros vindo da Rio Grande do Sul. O projeto Viva Voz visa atender a todas as idades, com o intuito de despertar o gosto pelo canto.

— A tradição do coral perdura em nosso município por várias administrações municipais. As atividades são desenvolvidas com a finalidade cultural, social e inclusiva. O horário das aulas é destinado para desenvolver noções de canto, voz, música e instrumentos sob a orientação de um regente — enfatiza.

O grupo participa de festividades internas em datas comemorativas, como por exemplo, festividades natalinas e também apresentações na mostra cultural.

— O Coral Municipal Viva Voz, se orgulha em poder representar o município de Xavantina, nas festividades em que são convidados, sejam eles locais ou regionais. Somos gratos pelo prestigio recebido nos eventos e nos municípios em que o nosso coral nos representa. Também somos gratos por todos os coralistas, pela dedicação e empenho em manter viva a dinâmica do grupo — finaliza.

Deixe seu comentário