Agricultura

Lance Notícias | 06/05/2022 14:55

06/05/2022 14:55

5643 visualizações

Setor da Agricultura e Defesa Civil avaliam impacto das fortes chuvas registrada nos últimos dias

No acumulado de 72h, Seara registrou 101mm de chuva. Ainda na segunda-feira (02), a Prefeitura de Seara emitiu um alerta sobre a previsão do tempo, informando que todas as secretarias estariam sobreaviso. A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Renato Tumelero, secretário da Agricultura e Carlos Paludo, da Defesa Civil. Segundo eles, elevadas […]

Setor da Agricultura e Defesa Civil avaliam impacto das fortes chuvas registrada nos últimos dias

No acumulado de 72h, Seara registrou 101mm de chuva. Ainda na segunda-feira (02), a Prefeitura de Seara emitiu um alerta sobre a previsão do tempo, informando que todas as secretarias estariam sobreaviso.

A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Renato Tumelero, secretário da Agricultura e Carlos Paludo, da Defesa Civil. Segundo eles, elevadas precipitações ocorridas nos últimos dias ajudaram para desencadear processos erosivos do solo, principalmente no período em que há substituição das culturas e verão para implantação das culturas de inverno e o solo está mais descoberto.

Além disso, houve algumas ocorrências de deslizamentos de terra e escorrimento/deslizamento de solo em rodovias municipais e de acessos as propriedades rurais que demandaou grande aporte de máquinas do município para o reestabelecimento das condições de trafegabilidade. E, ainda, juntamente com o deslizamento do solo a queda de árvores, algumas delas colocando em risco a vida e o patrimônio das pessoas.

Um fator positivo destacado pelos setores, foi o reestabelecimento da quantidade de água no solo pra enfrentamento da estiagem visto que ainda estamos sobre a influência do fenômeno La Niña que é reconhecido pela baixa precipitação pluviométrica.

Algumas situações de áreas em situação de risco e da queda de árvores, estão sendo monitoradas pela equipe da Secretarias da Agricultura, do Interior e da Defesa Civil local.

Deixe seu comentário