Comunidade

Lance Notícias | 18/12/2021 15:03

18/12/2021 15:03

33941 visualizações

Vencendo gigantes: conheça Ronald Veiga, o jovem que possui uma história real de superação

Ronald Veiga Henrique, de 24 anos, encanta a todos com seu carinho e carisma. Natural de Uruguaiana (RS), a família do jovem se mudou para Seara em 2018. Por conta de uma anoxia de parto, Ronald tem paralisia cerebral (bastante dificuldade de coordenação motora, inclusive na fala). Mas o seu cognitivo é totalmente preservado, logo […]

Vencendo gigantes: conheça Ronald Veiga, o jovem que possui uma história real de superação

Ronald Veiga Henrique, de 24 anos, encanta a todos com seu carinho e carisma. Natural de Uruguaiana (RS), a família do jovem se mudou para Seara em 2018.

Por conta de uma anoxia de parto, Ronald tem paralisia cerebral (bastante dificuldade de coordenação motora, inclusive na fala). Mas o seu cognitivo é totalmente preservado, logo ele possui uma ótima compreensão das coisas.

A mãe de Ronald, Romy Veiga, comenta que seu filho já sofreu e ainda sofre bastante com preconceito.

— Por mais que se fale em inclusão social, ainda existe muito preconceito. Algumas pessoas olham com diferença, questionam sem descrição alguma, demonstrando ter dó e isso é algo que o fere muito. Pois ele entende e se sente discriminado por suas limitações — desabafa.

Mesmo passando por esses momentos, o jovem continua sendo um menino alegre, feliz e muito grato a Deus acima de tudo, porque ele sabe que é um milagre.

Pelo diagnóstico do médico de quando Ronald nasceu, ele estava morto, entretanto foi ressuscitado, pois foi um milagre e uma grande dádiva vir ao mundo com vida. Sua perspectiva de vida seria de no máximo sete anos, bem como surgiriam diversas complicações no decorrer desse tempo.

— Mas para glórias de Deus, hoje ele tem 24 anos, anda e fala com limitações, o que já é um grande milagre. Não tem convulsões desde os seus dez anos. Só gratidão a Deus por tudo, ele é um menino muito carismático, cativa as pessoas por onde passa, tem muita fé e expressa isso com alegria — destaca.

Atualmente, o jovem está concluindo o ensino médio por meio do Centro Educativo de Jovens e Adultos (CEJA), de forma online, com auxílio da professora Eliandra Vani, a qual Ronald tem um grande apresso.

Ronald teve um desenvolvimento lento, porém evolutivo no decorrer desses 24 anos. Cresceu com seu irmão mais novo, Lucas, que hoje tem 22 anos, com quem ele aprendeu e também ensinou muito. Atualmente, ele tem mais um irmão, caçula de apenas três anos, por quem demostra muito amor e cuidado.

Romy como mãe, relata que já passou por muitas adversidades.

— Não é fácil você ter um filho especial. É triste encarar o preconceito das pessoas. A maneira como olham pro teu filho — explica.

Mas para ela, de mesmo modo é gratificante, pois ele é realmente especial. Ela vê o Ronald muito além do que os outros podem ver.

— Para mim ele é mais normal do que muitos. Sempre foi educado com as pessoas, ele sabe respeitar limites, reconhecer o que é certo e errado, segue princípios, valoriza, ama a família. As pessoas que fazem parte da vida dele — comenta.

Nessa última quinta-feira (16), foi o aniversário de Ronald e a família preparou uma festa surpresa para o jovem, que certamente adorou.

— Ele se emocionou a ponto de chorar quando eu o abracei e comecei falar o quanto somos gratos pela vida dele e o quanto ele é amado — diz.

Os pais de Ronald, Romy Veiga e Jeferson Francisco, são pastores de uma igreja do município, dedicam seu tempo e sua vida para seus filhos, procurando sempre não deixar faltar nada e dando o principal, o amor.

— Nosso desejo enquanto pais, é vê-lo bem, com saúde e realizando seus sonhos. Buscamos fazer o melhor por ele todos os dias, levando aos atendimentos necessários, proporcionando uma vida de qualidade, dando todo o amor possível e fazendo o impossível sempre com muita fé em Deus. Acreditando que tudo tem um propósito e Deus tem controle total de nossas vidas e sempre fará o melhor por ele — finaliza.

 

Deixe seu comentário