No último sábado dia 13 de julho de 2024, um grupo de pessoas invadiu o setor Agropecuário do Parque de Exposições
No último sábado dia 13 de julho de 2024, um grupo de pessoas invadiu o setor Agropecuário do Parque de Exposições. A ação ocorreu por volta das 14h15 e envolveu o uso de bicicletas e veículos. Durante várias horas, os invasores manipularam o sistema elétrico, ligando e desligando as luzes das mangueiras. Além disso, utilizaram os corredores para andar de bicicleta e os portões como balanço.
A ocupação continuou pela tarde, com um veículo vermelho filmado entrando e saindo do local. Outro veículo branco também invadiu o espaço, utilizando um acesso restrito a pedestres, onde palanques foram removidos. Embora os portões estivessem fechados, a situação foi facilitada pela retirada dos palanques.
Os invasores permaneceram no local por várias horas e, em determinado momento, atearam fogo em uma área onde há construções de madeira, colocando em risco o patrimônio público. A fumaça e as chamas foram registradas pelas câmeras de monitoramento, que também capturaram a presença das bicicletas e veículos.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Seara no WhatsApp.
Na segunda-feira, ao verificar o setor Agropecuário, foram encontrados os palanques arrancados e resíduos do fogo. A vistoria revelou lâmpadas queimadas e quebradas, disjuntores sem tampa, canaletas danificadas e portões abertos ou quebrados, muitos deles apresentando sinais de arrombamento. Ao verificar as filmagens foi confirmado a invasão e os danos causados ao local.
Apesar do sistema de segurança do Parque de Exposições contar com um conjunto de câmeras de vigilância, portões com cadeados reforçados e um vigilante em tempo integral, a ocorrência do incidente evidenciou falhas significativas na proteção do local. Os cadeados não impediram o acesso não autorizado, e o vigilante mesmo estando presente durante o acontecimento, não conseguiu identificar os responsáveis nem evitar a situação à medida que ela se desenrolava. Issoa demonstra a necessidade de politicas de segurança mais eficazes para o Parque de Exposições.