Comunidade

Lance Notícias | 07/12/2021 11:54

07/12/2021 11:54

37908 visualizações

Sustentabilidade e amor: casal investe em vida no interior agregando valores e qualidade na vida do filho

Luan Carlos Manfroi, de 24 anos, é natural de Seara e saiu de casa com apenas 14 anos para estudar. Retornando ao município somente em 2019. Nesse meio tempo, quando estava em Erval Velho (SC) a serviço com cria e recria de matrizes de ave de corte, Luan conheceu Michele Zanon. Em 2019 o casal […]

Sustentabilidade e amor: casal investe em vida no interior agregando valores e qualidade na vida do filho

Luan Carlos Manfroi, de 24 anos, é natural de Seara e saiu de casa com apenas 14 anos para estudar. Retornando ao município somente em 2019.

Nesse meio tempo, quando estava em Erval Velho (SC) a serviço com cria e recria de matrizes de ave de corte, Luan conheceu Michele Zanon.

Em 2019 o casal foi transferido para Nova Mutum (MT), onde ele atuava como supervisor em um dos maiores grupos do setor avícola do país. Nesse momento, descobriram que Michele estava grávida, diante da situação, Luan optou por largar sua carreira promissora e o status, para dar prioridade a família e ao futuro da criança que estava por vir.

Os dois, sempre gostaram do interior e das atividades do campo. Tanto Luan como sua esposa, adquiriram uma responsabilidade maior por conta do bebê, e por ser filho único decidiram construir e dedicar o tempo na propriedade da família, em Seara.

Atualmente, o casal produz grande parte de sua alimentação, como açúcar, feijão, arroz, fubá, queijo, ovos, mel e muitos outros itens. Neste ano, eles cultivaram de forma experimental, trigo para produzir farinha. O casal possui também, um relógio do corpo humano onde são cultivadas plantas medicinais.

— O que não nos falta, são planos e ideias para implantar em nossa propriedade. Mas nosso objetivo principal, é construir um futuro para nosso pequeno Vitor Mateus e criá-lo da forma que fomos criados, tendo uma propriedade mais auto suficiente possível — comenta

Um de seus planos para fonte de renda, é a bovinocultura de leite e possivelmente uma segunda atividade, como por exemplo aves de postura, por já terem um bom conhecimento na área.

Como o casal está começando lentamente, investindo em pastagens de qualidade, formando plantel e organizando a propriedade que estava parada a algum tempo, trabalham cerca de três horas diárias fora da propriedade, para os proporcionar recursos para investir na propriedade e demais despesas.

— Trabalhamos das 5h30 às 8h30 fora de casa, o restante do dia nos dedicamos à nossa propriedade, meu pai nos ajuda sempre que possível, e ainda temos vizinhos bons que de uma forma ou outra, ajudam também — explica.

Luan comenta que as dificuldades são grandes, ainda mais diante do cenário atual, de altos custos dos insumos para produção. A crise financeira causada pela Pandemia, dificultou um pouco o desempenho da família, mas eles não desistem.

— Algumas pessoas nos criticam, mas da mesma forma, muitas pessoas nos dão apoio e incentivo. Sem dúvida alguma, nosso incentivo maior é ver nosso pequeno feliz, crescendo e se divertindo de forma mais natural e saudável, longe de eletrônicos — ressalta.

Michele e Luan, possuem uma preocupação ambiental muito grande, e tentam utilizar sempre o máximo de fontes de energias limpas, biodigestor que produz o próprio gás, aquecimento de água solar, a própria energia solar, captação de água das chuvas e o próprio reaproveitamento da água já utilizada, preservando córregos e nascentes.

— Tudo isso é um processo um pouco demorado por termos poucos recursos. Nosso projeto é de uma propriedade rentável, o mais auto suficiente possível na questão alimentar e com uma produção sustentável pensando no amanhã — finaliza.

Hoje, com um ano e onze meses, Vitor Mateus adora a vida no interior e se diverte ajudando seus pais.

Deixe seu comentário